Este texto acompanha a trajetória do intelectual católico Alceu Amoroso Lima, também notabilizado por seu heterônimo Tristão de Athayde, figura referencial do laicato brasileiro do século XX.
Pensador, portanto, fortemente marcado pela fé que professava. Pode-se dizer que o catolicismo de Alceu Amoroso Lima confere um colorido especial à sua vida e obra – da conversão, em fins dos anos 1920, até sua morte, no limiar dos noventa anos, na década de 1980.
Colorido especial que, pelas lentes do historiador, pode ganhar novos e reveladores matizes. Matizes – alguns deles – que pretendo trazer à luz, focando o itinerário de Alceu Amoroso Lima.
Para tanto, lembro de dois conceitos bastante caros à historiografia: o de permanência, e seu contrário, o de mudança. Sendo mais específico, se é importante ter em mente que Alceu Amoroso Lima permanece inserido no universo católico por mais de cinquenta anos, é igualmente relevante deixar claro que ele, com o passar do tempo, vai conhecendo transformações substanciais na sua forma de conceber e vivenciar a fé. Transformações que, acontecidas na esfera privada, são incorporadas no mundo da experiência, refletindo-se em sua obra e atuação pública.
Permanência, mudança, tensão. Tensão também presente em duas imagens bastante tradicionais associadas ao intelectual em pauta: a primeira é a do católico reacionário, o cruzado romanizador, prevalente nas duas décadas seguintes à conversão de Alceu Amoroso Lima. A segunda é do crente aberto à modernidade que, em vez de condenar o tempo corrente, dialoga com ele e com a sociedade em chave pluralista.
Trata-se do modelo eclesial que vai prevalecer no Concílio Vaticano II e encontrará em Alceu Amoroso Lima um de seus precursores e maiores defensores.
A apresentação de Alceu Amoroso Lima como alguém que incorporou, em épocas diversas, registros eclesiológicos heterogêneos é lembrada pela quase totalidade de seus comentadores. Contudo, a explicitação mais detalhada de sua transformação não o é. Neste ponto, o presente texto pretende contribuir.
Itinerário No Século
- Biografia, História
- 3 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.