
O livro sobre o qual, neste momento, a leitora ou o leitor mantêm os olhos, resulta de uma experiência inédita. Essa a experiência iniciada em meados de 2017, com o Projeto Katholou, logo depois institucionalizado sob o nome de Rede Katholou, no âmbito do GPI CNPq-Unicentro KaPhiPsi, Círculo de Filosofia e Psicanálise, que congrega pesquisadores de importantes IES do país e do exterior.
Experiência da qual apresentamos agora os seus primeiros resultados. A referida experiência, na verdade, começara anos antes, sob a forma de um grupo de discussão on-line, voltado para a abordagem de temas e problemas relativos ao Idealismo especulativo.
Isso, nos quadros da retomada e do desenvolvimento da tradição platônica e neoplatônica na época atual, em confronto com o pensamento dito pós-metafísico e, portanto, no sentido da constituição de uma metafísica pós-moderna.
Desse modo, em 2017, sob o nome de Projeto Katholou, o Grupo assumiu a estrutura mais restrita de um grupo acadêmico de estudos e pesquisas, igualmente on-line, mas em tempo real. Filosofia, Teoria Da Consciência E Psicanálise, o livro, consiste, pois, no primeiro resultado formal do Projeto Katholou em geral e dos Seminários Katholou em especial.
Ele reúne alguns dos textos apresentados nos Seminários entre setembro de 2017 e novembro de 2018; todos voltados para o tema-título do livro ora apresentado e que, como tal, sintetiza o conjunto das pesquisas levadas a termo nos limites do Projeto.
Este igualmente intitulado Filosofia, Teoria Da Consciência E Psicanálise, porquanto visa constituir, na aurora da assim chamada pós-modernidade, tomada como época historicamente determinável, o vínculo que mantém juntas a Filosofia, as ciências particulares – que têm a consciência por objeto – e a Psicanálise.
Essa, a um tempo, entendida como ciência e prática clínica; em rigor, uma prática clínica da qual emerge uma teoria, que, por seu turno, se mostra como autocompreensão daquela prática.
