John Locke, Leitor Do “Judicioso” Hooker

Na presente obra, intitulada John Locke, Leitor Do “Judicioso” Hooker, pretende-se demonstrar como a leitura lockiana do Of the Lawes of Ecclesiasticall Politie [As Leis da Ordem Eclesiástica], notadamente do Livro I — Concerning Lawes, and their severall kindes in generall [A propósito das leis e seus diversos tipos gerais], de Richard Hooker (1553 ou 4-1600) corrobora a hipótese, segundo a qual o ideário liberal também é preconizado nesse tratado teológico-político do Século XVI.

A presente obra está organizada em três capítulos, a saber:

No primeiro capítulo, A influência do “ judicioso” Hooker nos primeiros escritos de John Locke, demonstra-se que as primeiras reflexões tratam do problema da lei e, particularmente, da lei natural, que é esclarecida nos Essays on the Law of Nature [Ensaios sobre a Lei Natural];

No segundo capítulo, John Locke, leitor do “ judicioso” Hooker no “Segundo Tratado sobre o Governo”, reflete-se acerca de como Locke, ao recusar a teoria do direito divino, nos Two Treatises of Government [Dois Tratados sobre o Governo], especialmente no Second Treatise [Segundo Tratado], rediscute a ideia de lei e altera os fundamentos da obrigação política e faz de Richard Hooker um precursor do contratualismo e também do sistema político dos Whigs;

No terceiro capítulo, O legado do “ judicioso” Hooker nos últimos escritos de John Locke, revela-se que Locke continua um estudioso de planos delineados e meditados, em longos intervalos, mas, também, revela-se que o “judicioso” Hooker não se constitui na única fonte ou mesmo a principal fonte das ideias de Locke, antes indica brechas que não esgotam os seus efeitos.

Em seu conjunto, no trabalho, procuramos mostrar que, não obstante o contraste do Locke dos opúsculos políticos e dos outros escritos do mesmo período, com o Locke dos tratados políticos e dos últimos escritos, o ideário liberal do “judicioso” Hooker, temperado pelo seu ardor anglicano, não foi ensinado em vão: John Locke compreendeu as sutilezas desse pensamento.

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Na presente obra, intitulada John Locke, Leitor Do “Judicioso” Hooker, pretende-se demonstrar como a leitura lockiana do Of the Lawes of Ecclesiasticall Politie [As Leis da Ordem Eclesiástica], notadamente do Livro I — Concerning Lawes, and their severall kindes in generall [A propósito das leis e seus diversos tipos gerais], de Richard Hooker (1553 ou 4-1600) corrobora a hipótese, segundo a qual o ideário liberal também é preconizado nesse tratado teológico-político do Século XVI.

A presente obra está organizada em três capítulos, a saber:

No primeiro capítulo, A influência do “ judicioso” Hooker nos primeiros escritos de John Locke, demonstra-se que as primeiras reflexões tratam do problema da lei e, particularmente, da lei natural, que é esclarecida nos Essays on the Law of Nature [Ensaios sobre a Lei Natural];

No segundo capítulo, John Locke, leitor do “ judicioso” Hooker no “Segundo Tratado sobre o Governo”, reflete-se acerca de como Locke, ao recusar a teoria do direito divino, nos Two Treatises of Government [Dois Tratados sobre o Governo], especialmente no Second Treatise [Segundo Tratado], rediscute a ideia de lei e altera os fundamentos da obrigação política e faz de Richard Hooker um precursor do contratualismo e também do sistema político dos Whigs;

No terceiro capítulo, O legado do “ judicioso” Hooker nos últimos escritos de John Locke, revela-se que Locke continua um estudioso de planos delineados e meditados, em longos intervalos, mas, também, revela-se que o “judicioso” Hooker não se constitui na única fonte ou mesmo a principal fonte das ideias de Locke, antes indica brechas que não esgotam os seus efeitos.

Em seu conjunto, no trabalho, procuramos mostrar que, não obstante o contraste do Locke dos opúsculos políticos e dos outros escritos do mesmo período, com o Locke dos tratados políticos e dos últimos escritos, o ideário liberal do “judicioso” Hooker, temperado pelo seu ardor anglicano, não foi ensinado em vão: John Locke compreendeu as sutilezas desse pensamento.

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