
Dando sequência à publicação anual da série Literaturas Francófonas, temos o prazer de apresentar esse terceiro livro, resultante das apresentações e discussões que, de maneira renovada e recorrente, propomos a professores e pesquisadores de instituições brasileiras, que trabalham, direta ou indiretamente, com literaturas de língua francesa.
Consideramos ser importante abrir ou recuperar espaços de divulgação, conversação, reflexão e trabalho acadêmico envolvendo os estudos literários francófonos – ponto de partida de muitas pesquisas ou interface de abordagens interdisciplinares e/ou comparatistas que, muitas das vezes, encontram pouca expressão em eventos predominantemente voltados para o trabalho com a língua, ou, então, de grande vulto e interesses mais abrangentes.
Inicialmente dirigida aos colegas do Rio de Janeiro, temos ampliado nossa proposta a outros estados do país – e a afluência vem se tornando, progressivamente, marcadamente nacional.
Esse contato entre as diferentes instituições, áreas, e origens geográficas vem aumentando o interesse dos próprios participantes por apresentarem seus resultados de pesquisa a um conjunto de colegas cada vez mais numeroso, mas coeso.
Outra consequência palpável que se detecta com o passar dos anos é o maior comparecimento dos estudantes e da comunidade externa da UERJ – público alvo que nos interessa, inclusive enquanto evento ligado à Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3) da UERJ.
O registro desse trabalho sequencial pode ser acompanhado em nossos ebooks publicados pela editora Dialogarts (UERJ), importante apoio dentro de nossa própria Universididade: Literaturas Francófonas: o século XX em debate e Literaturas Francófonas II: debates interdisciplinares e comparatistas.
Os artigos seguem em ordem alfabética de autor, desestruturando a organização inicial em torno de mesas, o que permite uma melhor apreciação da heterogeneidade dos interesses e perspectivas.
Em seguida, porém, na rubrica “Relatos de pesquisas e seus processos”, são expostas e detalhadas pesquisas atualmente em andamento, incluindo as que envolvem estudantes da graduação, em projetos de Iniciação Científica, e pesquisas de Pós-Doutorado – numa sequência (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) que, acreditamos, exemplifica o grau crescente de complexidade de cada etapa sucessiva da pesquisa acadêmica.
No caso das pesquisas de IC, foi facultado ao professor-pesquisador responsável abrir sua sessão apresentando seus orientandos individualmente, ou integrar-se à voz dos estudantes, e redigir com eles um texto coletivo.
