
Cultura Artística E Relações Internacionais desenvolve uma reflexão sobre o processo cultural artístico nas relações internacionais ao tomar como referência debates conceituais e teóricos, bem como temas históricos e contemporâneos nas relações internacionais à luz do estudo de caso da graphic novel ‘V de Vingança’.
A análise parte de uma perspectiva heterodoxa que valoriza temas que aparentemente são considerados marginais no estudo internacionalista, tais como o cinema, os quadrinhos, a história da arte e a música, a fim de mostrar que a dinâmica internacional é mais complexa e absorvente em relação às simplificações do mainstream científico.
Os temas culturais e artísticos são trazidos à discussão como variáveis de vanguarda para o avanço da fronteira de estudos em relações internacionais, ao proporcionar, à luz do pós-modernismo, uma verdadeira virada na compreensão de como se desenvolvem as relações internacionais.
Com base no pós-modernismo, Cultura Artística E Relações Internacionais demonstra como temas considerados de periferia apresentam uma verdadeira riqueza analítica, ao revelar a complexidade da construção das relações internacionais por meio da identificação de uma pluralidade de temas e atores.
Por um lado, Cultura Artística E Relações Internacionais objetiva mostrar como a manifestação de determinados temas da realidade internacional influencia historicamente no desenvolvimento de determinadas dinâmicas culturais com reflexo nas produções artísticas.
Por outro lado, os processos culturais e artísticos são trazidos ao debate para mostrar os seus impactos e influências na moldagem orgânica das principais dinâmicas centralizadas e descentralizadas das relações internacionais.
Cultura Artística E Relações Internacionais demonstra que o sistema internacional é permeado por uma contínua construção autopoética cujos vetores culturais e artísticos não apenas influenciam a dinâmica das relações internacionais, mas também é influenciada pela própria realidade internacional.
Com base nestas discussões, o livro parte da tese que a crítica pós-moderna tem um papel de destaque para desmitificar tradicionais teorias de uso corrente nas relações internacionais, tomando como estudo de caso a leitura da obra de Alan Moore, a fim de demonstrar como os debates de seu graphic novel ‘V de Vingança’ nos anos 1980 passam a serem reascendidos sobre outros tons no início do século XXI.

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