
Não seria exagero dizer que, apesar de as questões de identidade perseguirem poetas, escritores, filósofos há séculos, nas últimas décadas o forte incremento da literatura científica em torno desse tema, sobretudo nos campos das Ciências Sociais e da Comunicação, trouxe novas perspectivas de análises e uma compreensão mais ampla desse problema que se configura como um dos grandes desafios a serem enfrentados no início do século XXI.
Identidades Ficcionais: Narrativas Literárias E Televisivas vem contribuir para esse debate abordando o problema a partir do estudo das identidades ficcionais sob o enfoque da construção discursiva de identidades forjadas pelas narrativas literárias e televisivas.
Certamente, a leitura dos capítulos que compõem a coletânea ampliará não apenas o conhecimento sobre o tema, mas também proporcionará possibilidades de aproximação com metodologias de natureza qualitativa que fundamentam as análises.
Embora não se restrinja a eles, capítulos, em sua maioria, trazem como tecido teórico os Estudos Culturais em suas matrizes anglófonas e a pujante abordagem latino-americana das mediações.
O acompanhamento das análises e interpretações proporcionarão um mergulho em universos ficcionais nos quais a questão da identidade surge não apenas como um problema a ser resolvido, mas também como uma visão de mundo, e, portanto, a visão de um sujeito histórico através do qual
vemos as “tribulações do eu”.
As questões de identidade são, simultaneamente, ancestrais e atuais e, justamente por isso, requerem estudos que as apresentem tanto de modo diacrônico como sincrônico.
A escolha do viés ficcional como base para a abordagem do problema contribui, ainda, para enriquecer a análise da construção discursiva de identidades forjadas e problematizadas por narrativas literárias e televisivas, uma vez que a ficção é espelho e (re)criação da realidade que consegue surpreender essa mesma realidade em seu dinamismo.
Os oito capítulos, bem como o Prefácio, fundamentam-se em teorias que abarcam, além de estudos sociais, históricos, de gênero e literário, entre outros, os Estudos Culturais, em suas matrizes anglófonas e latino-americana.
Essa característica de Identidades Ficcionais: Narrativas Literárias E Televisivas, em certo sentido, costura as diferentes abordagens por meio do objetivo central do projeto que a concebeu: discutir a identidade de modo interdisciplinar.
