
A primeira edição do I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância – I SINIPI, foi realizado em 25, 26, 27 de junho de 2018, coordenado pelas profas. Dras. Livia da Conceição Costa Zaqueu e Francisca Morais da Silveira, respectivamente vinculadas aos Departamentos de Educação Física e Psicologia.
Assim, surgiu a partir das inquietações dos integrantes, professores, membros e investigadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Educação Básica – GEPEESP da Universidade Federal do Maranhão.
Ainda, motivado pela necessidade de provocar a discussão na referida temática no Estado do Maranhão, por ser considerada uma área cujas ações são prioritárias na atenção básica a crianças que necessitam de suporte ao seu amplo desenvolvimento em condições de igualdade com as demais, conforme destaca a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Sendo assim, o I SINIPI foi dividido em Eixos Temáticos, a saber:
(1) A criança e a família;
(2) Atendimento educacional/saúde especializado;
(3) Educação Especial e inclusão na infância;
(4) Formação do profissional da educação/saúde para atuar com crianças com deficiência, TEA na perspectiva da família;
(5) Identificação Precoce na Infância;
(6) Intervenção nas áreas da Educação e da Saúde;
(7) Tecnologia Assistiva/digitais na Educação/Saúde;
(8) Trabalho da equipe multiprofissional.
O I SINIPI contou com a inscrição e participação de 300 pessoas, aqui incluem-se pesquisadores e discentes de outras Universidades brasileiras e ainda, atraindo estudantes de mestrado de uma Universidade Portuguesa, 66 trabalhos (Pôsters e Comunicação Oral), 04 Conferências Temáticas realizadas por pesquisadores de referência internacional o prof. Dr. Vítor Franco da Universidade de Évora/Portugal e pesquisadores de referência nacional das seguintes universidades: profa. Dra. Débora Deliberato da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP/Marília/SP, profa. Dra. Cecília Guarnieri Batista da Universidade de Campina – UNICAMPI, prof. Dr. Geraldo Fiamenghi da UNIFAAT), além desses citados pesquisadores o evento organizou-se em 16 Mesas Temáticas (com renomados profissionais locais com formação na área da Educação, Saúde e Psicologia).
Além das palestras, houve ainda, 7 Minicursos (Orientação e Mobilidade, Intervenção pedagógica no Sistema Braille, Atendimento Educacional Especializado, Libras Kids, Formação de professores para identificar sinais precoces de TEA, Intervenção para crianças surdas com uso de tecnologias, Adaptação familiar na deficiência e Transtornos do Desenvolvimento), apresentação de trabalhos, Momentos Culturais, entre outras.
