
Educação A Distância Na UFRN: Quinze Anos De Prática surge em uma comemoração díade: 60 anos da implantação da UFRN e 15 anos da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) desta instituição.
Os sete textos publicados neste e-book apresentam ao leitor e à leitora a (con)vivência, a pluralidade e a historicidade registradas pelos professores-pesquisadores imersos no cotidiano da Educação a Distância – muitos deles participantes da modelagem da SEDIS.
No primeiro artigo, Cenários e experiências de Educação a Distância na UFRN: delineando a trajetória da SEDIS, a autora, Ione Rodrigues Diniz Morais, apresenta os cenários e as experiências constituintes da trajetória da EaD na UFRN, no que se refere aos 15 anos da atuação da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), criada em 2003
Ensinar a distância: incertezas e incompletudes, de Eugênia Maria Dantas, segundo artigo dessa publicação, descortina confidências da autora. Não é por menos que ela expõe suas experiências com a Educação a Distância e deixa evidente o “eu” – quase que numa simbiose com Augusto dos Anjos –, inter-rompendo uma conjugação plural e deixando o olhar próprio como um registro de sua presença.
Maria Cristina Leandro de Paiva, no artigo A docência na Educação a Distância: lições da prática, aponta lições norteadas pela atuação docente na EaD objetivando suscitar elementos da prática docente no ensino superior, quando mediado pelas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), espe-cificamente por meio da Plataforma Virtual de Aprendizagem (AVA).
Análise diacrônica do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mandacaru, quarto artigo da publicação, escrito por Eduardo Lima Ribeiro e Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, apresenta os dados de pesquisas referentes ao aperfeiçoamento dos Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA), bem como à criação de ferramentas facilitadoras do processo de interação/comunicação entre alunos, pesquisadores e equipe pedagógica.
O quinto artigo, O Sistema de Tutoria nos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, escrito por Lilian Giotto Zaros, Rute Alves de Sousa e Adriano Lima Troleis, delineia a trajetória da tutoria na UFRN, considerando o modelo de EaD adotado pela sua Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), suas definições, desafios e perspectivas de atuação em um sistema em constante transformação.
Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho e Tulia Fernanda Meira Garcia contribuíram com o artigo Ensino, inovação e cultura: UFRN nos polos de apoio presencial. Nesse artigo, é registrado o perfil da educação no estado do Rio Grande do Norte, antes e depois dos cursos de graduação a distância da UFRN.
No sétimo artigo, Do impresso ao digital: caminhos da produção de Materiais Didáticos para EAD na UFRN, Célia Maria de Araújo faz uma abordagem sobre a produção de material didático impresso e digital ao longo dos 15 anos da Secretaria de Educação a Distância.











