
Este livro é baseado na minha dissertação de Mestrado em Ciências da Religião. O trabalho inscrito na linha de pesquisas Religião e Movimentos Sociais objetivou estudar a conformação de identidades na Comunidade Remanescente de Quilombo Urbano Chácara das Rosas em Canoas — RS. Essa investigação se estabeleceu a partir do tensionamento dos campos teóricos que tratam de postular aquilo que se compreende como identidade, suas categorias e como elas são construídas.
Um estudo de natureza antropológica onde buscou-se compreender o sentido e os significados atribuídos pelos próprios sujeitos ao contexto em que vivem e as suas modificações. O Chácara das Rosas é uma comunidade negra, que sobreviveu ao tempo e aos contratempos políticos sociais. Dentro da perspectiva cultural objetivou-se analisar o desenvolvimento do processo identitário em consonância com a trajetória da comunidade.
O livro trata de uma família negra que fincou seus pés em uma pequena propriedade para criar os filhos e sobreviver do sustento da terra e que graças ao desenvolvimento da região foi sendo aos poucos engolida pela cidade. Conta como esses herdeiros de um passado escravagista, do preconceito e da pobreza foram forjando suas identidades.
Dentro desse processo investigativo, como instrumento analítico utilizou-se o conceito de afinidade eletiva de Max Weber para compreender o que levou e leva os sujeitos a se afiliarem a determinada tradição religiosa. Portanto, detalha-se as mudanças decorrente da troca de tradição religiosa e suas repercussões na construção e na manutenção das identidades, considerando que, as identidades são moldadas pelos aspectos culturais e religiosos.
O significado que parte do grupo tem reencontrado na afiliação ao neopentecostalismo corresponde as suas expectativas, atendendo prioritariamente ao seu interesse de classe, nesse sentido, as mudanças e transformações ocorrem a partir das ações coletivas de dentro para fora priorizando o papel do sujeito.
