Consumo Cultural e Redes Sociais são dois temas extremamente relevantes para pesquisas desenvolvidas nas áreas de ciências humanas e sociais e, particularmente, para todos os que desejam compreender os impactos da “rede das redes” sobre a sociedade.
O mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe – PPGCOM/UFS – em suas duas linhas de pesquisa, “Produtos, processos e Discursos Midiáticos” e “Cultura, Economia e Políticas da Comunicação”, tem abordado a questão quer seja através de projetos de pesquisa de seus docentes, quer seja através de dissertações desenvolvidas no programa.
Em forma de capítulos, o presente livro traz como objetivo central apresentar os resultados de algumas dessas pesquisas, reunindo desde pesquisadores doutores até mestrandos e alunos de graduação que se preparam para seguir a carreira de pesquisa.
Os artigos foram selecionados a partir de uma perspectiva voltada para a análise de temas contemporâneos, que reflitam tanto a diversidade das questões ligadas ao consumo cultural quanto a emergência de questões cada vez mais complexas ligadas ao âmbito do consumo cultural e das redes sociais.
Lilian Cristina Monteiro França é Pós-Doutora em História da Arte pelo IFCH/UNICAMP e em Comunicação pela Fabico/UFRGS. Professora do Mestrado em Comunicação PPGCOM/UFS e do Mestrado Interdisciplinar em Cinema PPGCINE/UFS. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP.