
Diante da natureza e diversidade do trabalho acadêmico, a extensão também tem assumido diferentes finalidades no plano institucional, pedagógico e político desde seu surgimento no início do século passado na Universidade de São Paulo (USP), passando pelo seu reconhecimento como atividade-fim, até sua validação como preceito legal para a existência do ente universidade.
Assegurada constitucionalmente, é cortejada por alguns e desconsiderada por outros, oscilando entre seu caráter assistencialista, sua capacidade de mediar o processo entre sujeito cognoscente e o objeto a ser conhecido e seu potencial articulador das práticas e das transformações sociais.
A Extensão E A Pesquisa: Um Caminho De Mão Dupla Entre Comunidade E Universidade reflete as diferentes experiências e atitudes integracionistas, protagonizadas por docentes, técnicos e estudantes extensionistas e pesquisadores em diferentes comunidades.
Os trabalhos relatam o esforço de um coletivo de pessoas que apostam na extensão e sua relação, não como a imposição de um determinado conhecimento, mas como uma forma de compreender o mundo e de construir alternativas aos problemas reais. Retratam, portanto, a vida como ela é, buscando compreender melhor a sua própria realidade, ou seja, a vida sendo vivida.
Assim, os textos que integram esta coletânea reforçam e fortalecem os laços articuladores da extensão, com a pesquisa e o ensino, demonstrando as formas, o propósito e a razão de ser e existir de cada projeto. Além disso, proporciona aos estudantes o sentido do pertencimento, pois são sujeitos e protagonistas de sua formação, bem como seus principais socializadores.
A obra foi dividida em três eixos, quais sejam: Direitos da cidadania; Movimentos sociais e participação; e Educação e Saúde, reunindo 14 capítulos, produzidos pelos próprios professores, estudantes e técnicos, que ressoam em múltiplas palavras, vozes e atitudes, que certamente contribuem para uma consciência mais cidadã, justa e humana, na construção de um caminho de mão dupla entre a universidade e a comunidade.
