
Em algum momento da vida, esquecemos que uma obra literária é como um portal que nos convida a viajar pelo tempo e espaço. Esquecemos que a leitura nos transporta para outros mundos, outros tempos, outros espaços e que, nesse local, somos convidados a participar da história de um ponto de vista privilegiado.
Em algum momento da vida, esquecemos que somos capazes de viajar na máquina do tempo chamada literatura. Em algum momento da vida, esquecemos que somos capazes de ampliar os nossos conhecimentos e percepções sobre a nossa vida do presente, estimular a nossa imaginação, sentir com intensidade emoções e sentimentos, conhecer a vida de pessoas de culturas e modos diferentes de pensar.
Esquecemos que a literatura nos revela histórias que desconheceríamos se dependêssemos apenas das nossas experiências de vida. Em algum momento da vida, o prazer da leitura foi substituído pela obrigação, e deixou de ser uma fonte seletiva e reflexiva de autoconhecimento e desenvolvimento da sensibilidade.
Agora, mais do que nunca, precisamos resgatar o prazer de uma boa leitura para nos ajudar a enfrentar os desafios impostos pela pandemia que, queríamos ou não, protagoniza uma história que marcará a minha, a sua e a nossa história.
Apresentar o panorama da literatura japonesa é proporcionar uma viagem no tempo. Um convite para conhecer obras milenares escritas em outro tempo, outro espaço, outra cultura.
Cartas E Impressões De Leitura: Literatura Japonesa I tem como objetivo resgatar a leitura como fonte de prazer e conhecimento. O importante não é a quantidade de leituras, mas a relação significativa que o leitor estabelece com a obra. Exige, portanto, que o leitor reaprenda a ordenar ideias, relacionar conceitos e expor reações e opiniões que a leitura suscitou.
A sugestão de escrever uma carta ou uma impressão de leitura possui três desafios: o primeiro é o da escolha da obra que a pessoa vai indicar; o segundo é o exercício da escrita criativa e o terceiro é o poder de síntese. É, portanto, um exercício que desenvolve a habilidade de contar uma história de modo criativo, expressivo e capaz de compartilhar significados e sentidos captados pela sensibilidade e a experiência de vida de quem escreve.
Todas as indicações de obras – em carta ou impressão de leitura – possuem o tom da escrita criativa e compartilham uma leitura valiosa.
