Ecos Terrestres Do Sul

O livro Ecos Terrestres Do Sul busca, através dos textos e das sugestões de atividades, subsidiar os professores no trabalho com esta temática.

Ecos Terrestres Do Sul busca, através dos textos e das sugestões de atividades, subsidiar os professores no trabalho com esta temática, visto que, em muitos livros, os ecossistemas da região sul do Rio Grande do Sul são pouco abordados, ou, quando o são, muitas vezes, são muito técnicos e ainda não apresentam as relações ambientais dos ecossistemas.

Com o objetivo de promover discussões sobre temas de interesse da área do ensino de ciências, desenvolver materiais teórico-didáticos com textos de fundamentação teórica, e propor atividades e sugestões pedagógicas sobre as temáticas dos ecossistemas terrestres, Ecos Terrestres Do Sul foi organizado em três grandes eixos.

O primeiro eixo reúne textos que problematizam alguns aspectos do ensino de ciências na escola, enfocando as seguintes temáticas: modos de ver o conhecimento, em especial a ciência; a educação ambiental e as mídias; metodologias de ensino para o ensino de ciências; utilização de artefatos culturais na educação em ciência; e articulações curriculares para o ensino das ciências.

O segundo eixo é constituído de textos que envolvem a temática central do livro: os ecossistemas terrestres no Rio Grande do Sul e, desta forma, os mesmos buscam auxiliar na fundamentação teórica dos professores numa linguagem menos técnica e que apresente exemplos da flora e fauna locais.

O terceiro eixo inclui sugestões de atividades e propostas pedagógicas para o trabalho com os ecossistemas terrestres nos anos finais em sala de aula.

Os capítulos que compõe Ecos Terrestres Do Sul são de autoria de pesquisadores e estudantes da FURG, de professores do Ensino Fundamental do município de Rio Grande e de pesquisadores da Fundação Zoobotânica. Pela FZB, os Drs. Marco Azevedo e Jan Karel Mahler Jr. assinam um capítulo sobre as unidades de conservação como forma de preservação dos ecossistemas, o Dr. Martin Molz aborda as formações florestais do estado e a Dra. Luiza Chomenko trata sobre os ecossistemas de campos do RS.

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O livro Ecos Terrestres Do Sul busca, através dos textos e das sugestões de atividades, subsidiar os professores no trabalho com esta temática.

Ecos Terrestres Do Sul busca, através dos textos e das sugestões de atividades, subsidiar os professores no trabalho com esta temática, visto que, em muitos livros, os ecossistemas da região sul do Rio Grande do Sul são pouco abordados, ou, quando o são, muitas vezes, são muito técnicos e ainda não apresentam as relações ambientais dos ecossistemas.

Com o objetivo de promover discussões sobre temas de interesse da área do ensino de ciências, desenvolver materiais teórico-didáticos com textos de fundamentação teórica, e propor atividades e sugestões pedagógicas sobre as temáticas dos ecossistemas terrestres, Ecos Terrestres Do Sul foi organizado em três grandes eixos.

O primeiro eixo reúne textos que problematizam alguns aspectos do ensino de ciências na escola, enfocando as seguintes temáticas: modos de ver o conhecimento, em especial a ciência; a educação ambiental e as mídias; metodologias de ensino para o ensino de ciências; utilização de artefatos culturais na educação em ciência; e articulações curriculares para o ensino das ciências.

O segundo eixo é constituído de textos que envolvem a temática central do livro: os ecossistemas terrestres no Rio Grande do Sul e, desta forma, os mesmos buscam auxiliar na fundamentação teórica dos professores numa linguagem menos técnica e que apresente exemplos da flora e fauna locais.

O terceiro eixo inclui sugestões de atividades e propostas pedagógicas para o trabalho com os ecossistemas terrestres nos anos finais em sala de aula.

Os capítulos que compõe Ecos Terrestres Do Sul são de autoria de pesquisadores e estudantes da FURG, de professores do Ensino Fundamental do município de Rio Grande e de pesquisadores da Fundação Zoobotânica. Pela FZB, os Drs. Marco Azevedo e Jan Karel Mahler Jr. assinam um capítulo sobre as unidades de conservação como forma de preservação dos ecossistemas, o Dr. Martin Molz aborda as formações florestais do estado e a Dra. Luiza Chomenko trata sobre os ecossistemas de campos do RS.

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