Eis o primeiro livro resultante da experiência bem sucedida do I ENCONTRO NACIONAL – DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE (I ENDIS), realizado de 27 a 29 de abril de 2016, no âmbito da Universidade Federal do Piauí, como realização do Núcleo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação (NEPEC) através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) / UFPI.
São textos produzidos por conferencistas do evento, embora nem todos os textos sejam transcrições literais de suas falas, como é o caso do capítulo de Viviane de Melo Resende e Rosimeire Barboza da Silva.
De forma similar, o texto de Wellington Costa resulta de minicurso ministrado por ele acerca dos gêneros discursivos como estratégia na esfera do ensino de língua portuguesa no ensino fundamental.
De qualquer modo, todos os autores figuram como participantes significativos do I ENDIS, diretamente ou indiretamnete envolvidos, o que justifica sua inserção no livro ora apresentado sob o título Análise De Discurso Crítica E Comunicação: Percursos Teórico E Pragmático De Discurso, Mídia E Política.
No plano do evento, as edições seguintes deverão produzir novas coletâneas com as respectivas temáticas que servem como orientação para o eixo condutor de textos a serem cuidadosamente produzidos.
O ENDIS surge com o propósito de constituir espaço de reflexão e de discussão de resultados de pesquisas realizadas em âmbito nacional, mediante a utilização da Análise de Discurso (AD), especialmente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) como aporte teórico metodológico.
Reiteramos a expressão – especialmente – porque, ao menos, a priori, o espaço está aberto a outras vertentes embasadas em matrizes teóricas da Análise de Discurso. A ADC ainda é pouco conhecida no âmbito da pesquisa em Comunicação, embora venha conquistando espaço nas áreas de Letras e Linguística há algum tempo.
A partir do tema proposto para a primeira edição do ENDIS 2016, “Discurso e narrativas contemporâneas”, conseguimos, graças ao envolvimento dos pesquisadores e das pesquisadoras presentes implementar discussão profícua acerca de discurso, da mídia e da política, além de outras temáticas que atravessam ou tangenciam os três pontos ora citados.
E, de fato, o conteúdo do livro, no decorrer de sua leitura, comprova bem do que estamos falando.