
Este livro é um manual de procedimentos de biossegurança para prevenção da COVID-19 nas granjas leiteiras durante as atividades que ocorrem ao longo do ciclo produtivo. Também aborda práticas de prevenção que devem ser realizadas pelo técnico extensionista presente na propriedade.
A cadeia do agronegócio engloba diferentes setores, com envolvimento de muitas fontes de potencial contaminação, sendo de extrema importância que medidas de prevenção contra a COVID-19 sejam adotadas a campo.
Mesmo com o advento de um conjunto de vacinas, as medidas de prevenção não devem ser abandonadas. Para isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou aos países adotarem um conjunto de medidas protetoras, como, por exemplo, higiene constante das mãos, distanciamento social e também a realização de quarentena, de modo a conter o avanço desta pandemia tanto nos territórios urbanos como rurais.
Estudos direcionados para os territórios rurais indicam que o isolamento social (ou ao menos uma redução do contato) pode diminuir ou evitar o contágio deste novo vírus nas suas rotinas produtivas e no cotidiano da vida. Nestes tempos de pandemia a saúde do produtor rural é um elemento central para a segurança alimentar da população, uma vez que não eles que garantem o fluxo regular de alimentos para os centros urbanos.
Por exemplo, em maio de 2020 a COVID-19 chegou às plantas frigoríficas de abate de aves do estado do Rio Grande do Sul, contaminando os funcionários da linha de produção, e consequentemente causando uma diminuição da oferta deste alimento.
