
A Teoria das Múltiplas Inteligências tem despertado grande interesse na maioria dos professores de línguas em vários países. Graças às pesquisas sobre a mente humana desenvolvidas por Howard Gardner e outros especialistas, os profissionais da área de educação dispõem de instrumentos que os levam a entender melhor as habilidades e os comportamentos dos indivíduos.
É por meio das Múltiplas Inteligências (MI) também que temos tentado diagnosticar com maior eficácia as necessidades linguísticas de muitos dos alunos por nós coordenados nos Cursos de Línguas para a Comunidade – CLC/Ufes.
Música E Ensino De Línguas é mais um interessante enfoque para os que veem nas Múltiplas Inteligências um novo caminho para o ensino de línguas. Seu objetivo é investigar vários aspectos, vertentes e dimensões da música e o ensino de línguas, tomando por base a Teoria das Múltiplas Inteligências.
Trata-se de uma coletânea de textos produzidos por um grupo de alunos de graduação em Letras (a maioria de Letras-Inglês) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e por dois competentes professores: a Doutora Karen Currie, da área de Língua Inglesa da Ufes, e José Mauriene Araújo Felipe, Mestre em História pela Ufes e professor de Pós-Graduação da FAFIA – Faculdade de Ciências e Letras de Alegre-ES –, os quais lideraram e coordenaram este projeto.
A professora Karen, mediante seus profundos conhecimentos sobre a teoria de Gardner, revolucionou suas aulas ao estimular entre os alunos o interesse em pesquisar as inteligências múltiplas existentes na sala de aula e, consequentemente, adequá-las ao dia a dia do ambiente educacional. O professor Felipe, por sua vez, teve a habilidade de unir sua sensibilidade musical e erudição histórica à filosofia e trazer uma brilhante contribuição aos participantes do grupo no que concerne às interações existentes entre a música e outras instâncias do intelecto.
Acredito que as ideias de utilização da música como diálogo entre a Teoria das Múltiplas Inteligências e o ensino de línguas, que são enfocadas nesta coletânea, terão expressão como uma nova proposta psicopedagógica nos diversos tipos de aprendizagem possíveis em sala de aula.
