
A presente obra registra as contribuições à Coleção Docência Em Formação dos bolsistas da área de História do Programa de Iniciação à Docência (discentes, orientadores, supervisores e coordenadores) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A área de História, desde 2009, tem realizado atividades das mais diversas visando aperfeiçoar a formação inicial de discentes da UFRPE e a formação continuada de docentes parceiros que atuam na supervisão dos programas nas escolas conveniadas.
Nas escolas, investimos na realização de estratégias didáticas renovadas para o ensino dos conteúdos escolares e na produção de materiais didáticos inovadores, bem como atuamos na promoção de ações interdisciplinares com objetivo de integrar as metodologias de ensino das áreas de conhecimento envolvidas na proposta institucional (matemática, biologia, química, física, história, português, informática, ciências agrárias e pedagogia).
Na UFRPE, realizamos debates, estudos dirigidos, palestras, ou seja, momentos de trocas de experiências e reflexão sobre material bibliográfico pertinente. E promovemos atividades de culminância e socialização das experiências como reuniões, oficinas e eventos de divulgação científica.
Neste quinto volume da Coleção Docência Em Formação, Aprendendo A Ensinar História, divulgamos textos sobre variadas temáticas candentes da história escolar: a abordagem de gênero na Educação Básica; as distopias literárias como objetos de reflexão escolar; o ensino da História do regime militar; a História da alimentação como conteúdo escolar; o trabalho com noções temporais nos anos iniciais; e recursos didáticos alternativos como jogos, blogs, teatro e RPG.
O livro é fechado com uma reflexão sobre o impacto do PIBID em trajetória individual de licenciando que vivenciou o programa como estudante da Educação Básica e posteriormente como bolsista.
Desejamos que a leitura deste livro permita que vocês, leitoras e leitores, reconheçam a riqueza de experiências formativas que conseguimos construir coletivamente.

