A Sala De Aula Como Laboratório Historiográfico

A Sala De Aula Como Laboratório Historiográfico traz contribuições dos bolsistas da subárea de História do Programa de Iniciação à Docência da UFRPE.

O PIBID é uma importante política publica de valorização do magistério, pois, além de garantir condições materiais, ao conceder bolsas de incentivo, para que os(as) estudantes da UFRPE permaneçam na universidade de forma justa e digna, permite que a IES discuta constantemente a sua proposta formativa, revendo problemas como: ausência de práticas efetivas dos(as) licenciados(as), ausência de formação pedagógica dos formadores e falta de experiência na pesquisa.

Nesse sentido, podemos afirmar a partir da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação que a UFRPE acolhe essas perguntas e abraça a vivência dos licenciandos(as) e docentes da UFRPE no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência-PIBID.

O sexto volume da Coleção Docência em Formação, A Sala De Aula Como Laboratório Historiográfico, traz mais uma vez as contribuições dos bolsistas da subárea de História do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). São artigos frutos de parcerias entre discentes, orientadores, supervisores e coordenadores e que abordam temáticas como novos conteúdos históricos escolares, metodologias de ensino de História e formação de professores.

O público leitor tem a sua disposição textos sobre as possibilidades de uso da literatura, do cinema, dos jogos de tabuleiro e música no ensino de História. Ainda divulgamos reflexões sobre conteúdos históricos como as guerras, os tratados de paz, a pré-história, Idade Média, relações de gênero, alimentação e história dos povos indígenas e afro-brasileiros. A coletânea termina com um depoimento sobre a participação de pibidianos nas ocupações e nas manifestações contrárias a PEC 55 ocorridas em 2016.

No contexto político em que vivemos, a divulgação de conhecimento produzido pelo PIBID é estratégica para a mobilização da opinião pública sobre a importância, pertinência e necessidade do investimento na formação inicial e continuada de professores. Não há caminho possível de melhorar a educação pública brasileira, sem investimento em formação docente.

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Nesse sentido, podemos afirmar a partir da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação que a UFRPE acolhe essas perguntas e abraça a vivência dos licenciandos(as) e docentes da UFRPE no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência-PIBID.

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O público leitor tem a sua disposição textos sobre as possibilidades de uso da literatura, do cinema, dos jogos de tabuleiro e música no ensino de História. Ainda divulgamos reflexões sobre conteúdos históricos como as guerras, os tratados de paz, a pré-história, Idade Média, relações de gênero, alimentação e história dos povos indígenas e afro-brasileiros. A coletânea termina com um depoimento sobre a participação de pibidianos nas ocupações e nas manifestações contrárias a PEC 55 ocorridas em 2016.

No contexto político em que vivemos, a divulgação de conhecimento produzido pelo PIBID é estratégica para a mobilização da opinião pública sobre a importância, pertinência e necessidade do investimento na formação inicial e continuada de professores. Não há caminho possível de melhorar a educação pública brasileira, sem investimento em formação docente.

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