Tornar-se Negra é uma HQ resultante do projeto de pesquisa intitulado “Vozes da subalternidade e protagonismo juvenil: cenas da geo-grafia da vida em HQs”, materializado com alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFPB campus Esperança, durante o ano letivo de 2019.
A pesquisa teve como objetivo desencadear espaços de autonomia e protagonismo ao jovem estudante, a partir e com o uso dos quadrinhos, diante da construção de uma leitura crítica e participativa de cena da realidade cotidiana, com inclinação para dar voz aos sujeito silenciados socialmente.
Tornar-se Negra é uma narrativa autobiográfica, com alguns fatos combinados para fins de enredo, que exprime resistência, autoafirmação e protagonismo social de uma jovem negra participante do projeto, cujo enredo se entrecruza com tanta outras histórias as quais envolvem lugares sociais marcados pela diferença.
A história ode ser lida e apreciada por crianças, jovens, adultos e todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa.