Tessituras Históricas

Os artigos apresentados em Tessituras Históricas permitem apreender como as práticas escolares se materializaram em diferentes perspectivas e contextos.

Refletir como as temáticas das pesquisas que compõe Tessituras Históricas: Entrelaçando Fios Da Educação Das Regiões Centro-Oeste E Norte Brasileiras estão
interligadas implica percebê-las como parte de um todo que revela a importância do estabelecimento desse tecido, composto por vários tecelões, que tem a educação, a história e a memória como fonte distinta de pesquisa.

Os artigos aqui apresentados permitem apreender como as práticas escolares se materializaram em diferentes perspectivas e contextos, oportunizando ao leitor a percepção de uma multiplicidade de olhares sobre a ação escolar e como estas foram apropriadas, seja buscando compreender o que determina a necessidade de implantação de um grupo escolar em uma determinada região, seja na busca de a percepção de como os saberes pedagógicos são apropriados pelos agentes educacionais, em diferentes situações espaciais e temporais, dentre outros elementos presentes em Tessituras Históricas.

Esses trabalhos são resultado de ações desenvolvidas por pesquisadores, abrigados em diferentes grupos de pesquisa, em Programas de Pós-Graduação das regiões Norte e Centro-Oeste, cujos movimentos são reveladores de problematização de velhos objetos, depositando sobre estes um novo olhar que permite aos pesquisadores apresentarem ao leitor, diferentes formas de apropriação dos objetos de investigação, em diferentes tempos e espaços.

Ao privilegiar elementos relativos à memória, às transformações sociais, educação, políticas públicas, formação de professores, impacto de programas no rendimento de alunos, planejamento escolar, implantação dos grupos escolares, representação do indígena em escolas não indígenas, ações de ensino e a etnomatemática, formação do sujeito frente à busca pela autonomia e emancipação, evidencia-se o convite feito ao leitor para percorrer os caminhos desse tecido, no qual os pesquisadores, tecelões da memória e da história, arquitetaram suas pesquisas, revelando uma unidade de elementos que estão presentes no processo de institucionalização da educação pública nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste brasileiras.

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Os artigos aqui apresentados permitem apreender como as práticas escolares se materializaram em diferentes perspectivas e contextos, oportunizando ao leitor a percepção de uma multiplicidade de olhares sobre a ação escolar e como estas foram apropriadas, seja buscando compreender o que determina a necessidade de implantação de um grupo escolar em uma determinada região, seja na busca de a percepção de como os saberes pedagógicos são apropriados pelos agentes educacionais, em diferentes situações espaciais e temporais, dentre outros elementos presentes em Tessituras Históricas.

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Ao privilegiar elementos relativos à memória, às transformações sociais, educação, políticas públicas, formação de professores, impacto de programas no rendimento de alunos, planejamento escolar, implantação dos grupos escolares, representação do indígena em escolas não indígenas, ações de ensino e a etnomatemática, formação do sujeito frente à busca pela autonomia e emancipação, evidencia-se o convite feito ao leitor para percorrer os caminhos desse tecido, no qual os pesquisadores, tecelões da memória e da história, arquitetaram suas pesquisas, revelando uma unidade de elementos que estão presentes no processo de institucionalização da educação pública nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste brasileiras.

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