
Em Busca De Novas Epistemologias: A Temática Indígena Sob O Olhar Da Pós-Graduação é uma coletânea organizada por pesquisadores e pesquisadoras de três diferentes universidades brasileiras, e compõe-se de textos que apresentam resultados de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação.
O livro surge do anseio de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes lugares do país, sendo doutores, mestres, doutorandos e mestrandos de diversos Programas de Programa de Pós-Graduação, que trazem para o centro das discussões e de suas pesquisas questões voltadas para as diferenças de gênero e etnia. Neste livro, destaca-se a temática indígena.
As pesquisas presentes nesta coletânea certamente partem da necessidade sentida de se pensar a educação com o outro, bem como pensar a […] educação para o reconhecimento do “outro”, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais.
Os textos apresentam discussões que caminham ao encontro das proposições e análises desta autora e, nesta direção reconhecem que tem sido difícil a concretização de uma proposta formativa que produza ruptura com as desigualdades sociais. Entretanto, as demandas por acolhimento das diferenças representam interpelações que tensionam as exclusões e com isso podem engendrar brechas de possibilidades solidárias rumo a um projeto outro de humanização.
A temática da coletânea responde às exigências dos programas scricto sensu em Educação que têm em comum a preocupação em aprofundar estudos acerca das diferenças culturais sobretudo no ambiente escolar, particularmente a questão indígena. Essas preocupações têm se traduzido em linhas e grupos de pesquisa, produção de teses e dissertações, daí a importância da divulgação acerca da produção desse conhecimento.
Em tempos de difíceis diálogos sobre as diferenças, coloca-se como necessário pensar outras possibilidades de enfrentamentos políticos, econômicos, sociais e ambientais. Acreditamos que “Na realidade, o que buscamos foi, de um lado, tratar da realidade tal como ela é, ainda que se mostre pungente; e, de outro lado sugerir a realidade tal como ela pode vir a ser, ainda que para os céticos nosso vaticínio atual apareça risonho)”.
