
A relação da sociedade com os animais de companhia, mais conhecidos como “pets”, tem se modificado de forma expressiva ao longo do tempo, indo na direção de trazer estes animais, antes tratados como um objeto de posse, para a condição de fazer parte da família. As fortes mudanças observadas com os pets em geral, se tornam ainda mais contundentes quando se observa a relação com os felinos.
Se há poucas décadas, arrisco a dizer, uns 30 anos no máximo, poderíamos dividir a nossa sociedade em dois grupos; um pequeníssimo, quase invisível, de amantes dos felinos; e um outro, a grande maioria, de amantes de cães que não suportavam felinos; hoje vemos um crescimento exponencial dos que se dizem fãs destes misteriosos e fascinantes animais, os gatos.
Na esteira dessas mudanças, crescem as preocupações com a saúde desses nossos companheiros e, consequentemente, com a necessidade de se conhecer ainda mais as doenças que podem acometê-los. Dentre tantas enfermidades, duas se destacam: a Leucemia Felina a Vírus, conhecida como FeLV, e a Imunodeficiência Felina a Vírus, mais conhecida como FIV.
Esse destaque se justifica não apenas por serem doenças causadas por vírus, mas principalmente por serem estes vírus primos próximos do vírus causador da AIDS ou SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) que pode afetar os humanos.
Esse parentesco, no entanto não traz risco à saúde humana, não sendo este, portanto, o aspecto que faz dessas duas viroses destaque, mas pelo fato de poderem, como ocorre com o vírus da AIDS quando infecta os humanos, infectar nossos gatos por toda vida deles, levando muitos à morte.
Em face disso, a iniciativa por parte de jovens pesquisadores e professores em desenvolverem uma cartilha trazendo uma seleção de informações sobre FIV e FeLV no formato pergunta/resposta, e com um grande cuidado de que estas informações sejam compreensíveis não apenas para estudantes e profissionais da medicina veterinária, mas também a todos os que amam os felinos e buscam conhecer mais como protegê-los, provoca uma imensa alegria.
Esta cartilha, sem sombra de dúvidas, se tornará uma fonte de referência para estudantes de veterinária, tutores e amantes de gatos, além de servir para médicos veterinários como material para uma consulta rápida auxiliando-nos a tirar uma dúvida ou simplesmente lembrar de uma informação importante.

