Literatura Infantil: Múltiplas Linguagens Na Formação De Leitores
– Pensar nas crianças e na sua relação com os livros de literatura é pensar no futuro, e pensar no futuro é ter a responsabilidade de construir um mundo com menos espaço para a opressão das diferenças.
O presente livro não tem a pretensão de esgotar um assunto tão vasto e rico como a literatura infantil, mas pretende propor um diálogo com o professor e apontar alguns caminhos para que ele possa nortear o trabalho com esse envolvente tipo de texto em sala de aula, com breves reflexões acerca de sua gênese e história, já que a literatura infantil se tornou tão difundida e presente no cotidiano de milhares de crianças em diferentes partes do mundo.
Neste início de conversa, vale a pena lembrar que muitos são os termos utilizados em trabalhos científicos, na mídia e na própria escola, para designar as obras de literatura destinadas às crianças; adota-se, aqui, o termo literatura infantil, por ser o mais utilizado por professores e profissionais da educação.
Entenda-se que o adjetivo “infantil” não é utilizado para fazer referência a uma literatura menor, razão pela qual muitos autores e estudiosos são levados a criar novas terminologias para designá-la; apenas indica o público virtual de certo tipo de texto literário construído na atualidade por uma linguagem híbrida, formada em grande parte pela adição de texto verbal com textos visuais.
Quanto aos seus objetivos, este livro pretende:
a) dialogar com o educador de ensino fundamental para incentivar nele o hábito de promover atividades oriundas da leitura de textos desse gênero;
b) instrumentalizar o educador para que ele promova com o estudante de ensino fundamental a pesquisa e o contato com diferentes gêneros textuais de língua portuguesa visando ao (re)conhecimento de sua identidade cultural e ampliação de seu universo cultural;
c) fornecer subsídios teórico-práticos para que o educador possa promover com o estudante de ensino fundamental a pesquisa e o contato com diferentes culturas africanas e indígenas do Brasil para o reconhecimento de sua identidade cultural e ampliação de seu universo cultural;
d) promover, no âmbito escolar, a discussão sobre a pluralidade cultural do povo brasileiro, por meio das atividades de leitura, com o objetivo de ampliar a formação do profissional da educação;
e) ampliar a competência dos profissionais da educação no que se refere à análise e indicação de livros mais adequados para cada uma das diferentes etapas do processo de letramento.
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