Educando Para Os Direitos Humanos

Educando para os Direitos Humanos adensa uma experiência acumulada que tornou possível fortalecer o processo pedagógico que com ela se realiza.

A institucionalização na Universidade de Brasília, da disciplina Direitos Humanos e Cidadania, integrante do módulo livre da estrutura curricular dos cursos de graduação, foi uma das mais importantes iniciativas do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos -NEP, unidade acadêmica vinculada ao CEAM – Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares.

Para alcançar os seus objetivos o NEP se propôs, conforme os seus documentos constitutivos a:

  1. desenvolver pesquisa capaz de produzir conhecimento novo sobre a paz e os direitos humanos, reunindo investigadores de diferentes campos científicos num esforço interdisciplinar;
  2. manter programa permanente de ensino e pesquisa no âmbito da universidade e da comunidade;
  3. divulgar os conhecimentos sobre a paz e os direitos humanos, mediante publicações de resultados de pesquisas, do próprio NEP e de centros congêneres, organizar seminários, cursos e atualizações, e, promover conferências, colóquios, exposições e eventos;
  4. efetuar intercâmbios com centros similares;
  5. oferecer à comunidade acesso às suas atividades.

Em 2002 e 2003, o objetivo do curso, mantido o seu eixo programático, mais uma vez em estreita parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, atualmente vinculada à Presidência da República, foi o de selecionar temas, identificar os autores e participantes das várias edições do curso que contribuíram para um maior refinamento de abordagens e, enfim, aferir o potencial pedagógico do próprio curso para construir uma bibliografia relevante para a área e para sugerir pautas pedagógicas de educação para os direitos humanos.

O resultado é este Educando para os Direitos Humanos: Pautas Pedagógicas para a Cidadania na Universidade. Este livro adensa uma experiência diligentemente acumulada e uma parceria que tornou possível fortalecer o processo pedagógico que com ela se realiza, permitindo ao Curso Direitos Humanos e Cidadania dispor de uma bibliografia própria, que pode ser compartilhada com todos aqueles que se movem por essa causa comum, em direção a uma pedagogia para a emancipação.

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Para alcançar os seus objetivos o NEP se propôs, conforme os seus documentos constitutivos a:

  1. desenvolver pesquisa capaz de produzir conhecimento novo sobre a paz e os direitos humanos, reunindo investigadores de diferentes campos científicos num esforço interdisciplinar;
  2. manter programa permanente de ensino e pesquisa no âmbito da universidade e da comunidade;
  3. divulgar os conhecimentos sobre a paz e os direitos humanos, mediante publicações de resultados de pesquisas, do próprio NEP e de centros congêneres, organizar seminários, cursos e atualizações, e, promover conferências, colóquios, exposições e eventos;
  4. efetuar intercâmbios com centros similares;
  5. oferecer à comunidade acesso às suas atividades.

Em 2002 e 2003, o objetivo do curso, mantido o seu eixo programático, mais uma vez em estreita parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, atualmente vinculada à Presidência da República, foi o de selecionar temas, identificar os autores e participantes das várias edições do curso que contribuíram para um maior refinamento de abordagens e, enfim, aferir o potencial pedagógico do próprio curso para construir uma bibliografia relevante para a área e para sugerir pautas pedagógicas de educação para os direitos humanos.

O resultado é este Educando para os Direitos Humanos: Pautas Pedagógicas para a Cidadania na Universidade. Este livro adensa uma experiência diligentemente acumulada e uma parceria que tornou possível fortalecer o processo pedagógico que com ela se realiza, permitindo ao Curso Direitos Humanos e Cidadania dispor de uma bibliografia própria, que pode ser compartilhada com todos aqueles que se movem por essa causa comum, em direção a uma pedagogia para a emancipação.

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