
Em 1909, Carlos Chagas anunciou a descoberta de uma nova doença: a tripanossomíase humana, doença de Chagas. A descoberta representou não apenas uma contribuição inovadora para o campo da medicina tropical, em particular os estudos sobre as doenças parasitárias, mas também mostrou a realidade sanitária e social do interior do país, assolado pelas endemias rurais.
Cem anos depois nos deparamos com uma valiosa oportunidade de reflexão sobre os múltiplos sentidos e implicações da comemoração do grande feito de Carlos Chagas, que, tal como na biografia do cientista, associam ciência, saúde pública e projetos para a nação. Comemorar, lembrar junto’, significa, assim, refletir sobre as várias temporalidades imbricadas nesta data: a memória de um passado que engendrou o presente e convida a pensar os desafios do futuro.
A história, tecendo os fios de um tempo construído por tantos indivíduos e gerações ao longo destes cem anos, apresenta-se como caminho para congregar todos aqueles que se associam a este legado e pretendem compartilhá-lo entre as novas gerações.
Diante deste cenário e do atual quadro epidemiológico de uma enfermidade que ainda afeta milhões de pessoas em toda a América Latina, evidencia-se a importância de se articular ações que permitam suprir as lacunas relacionadas ao conhecimento da doença de Chagas e às medidas efetivas para tratamento e controle.
Os textos reunidos neste livro constituem um importante marco nesse sentido. Clássicos Em Doença De Chagas: Histórias E Perspectivas no centenário da descoberta lança nova luz sobre os estudos da doença a partir da reunião de 15 artigos científicos comentados por renomados pesquisadores, especialmente convidados para esta homenagem.
Estamos diante de um valioso acervo documental que esperamos possa estimular o avanço do conhecimento e, assim, contribuir para a busca de soluções dos problemas sociais e de saúde relacionados à enfermidade de Chagas.
