![A obra Estudos De Direito Público E Privado Vol. I é composta de quinze artigos, fruto da participação dos alunos no INOVA IESP.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2020/11/estudos-de-direito-publico-e-privado.jpg?resize=205%2C326&ssl=1)
A obra Estudos De Direito Público E Privado Vol. I é composta de quinze artigos, fruto da participação dos alunos no INOVA IESP, encontro de Iniciação Científica realizado no segundo semestre de 2017 envolvendo todos os cursos de Direito do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP- Faculdades).
E de se louvar a iniciativa da instituição e particularmente do curso de Direito coordenado pelo Professor José Carlos em aprimorar a pesquisa e extensão no curso de Direito, algo extremamente importante para a educação, no sentido que a pesquisa forma o tripé básico da formação acadêmica que aliado ao ensino e extensão constituem a formação básica de qualquer profissional.
Mas, em que consistiu essa inovação? Como resposta pode afirmar que o envolvimento dos professores e coordenação de curso, foi fundamental para o sucesso do evento. Tendo como coordenador da iniciação científica o professor Jean Patrício, e contando com o apoio do Coordenador José Carlos e Mariana Tavares conseguiram os seguintes resultados: 93 trabalhos inscritos, 244 alunos participantes e 32 professores como orientadores, o que demonstrou um salto qualitativo e quantitativo em relação ao ano de 2016.
Diante do sucesso do evento, surgiu uma questão. E porque não publicar os melhores trabalhos numa coletânea? Tendo a frente o professor José Carlos, e auxiliados pelos professores Jean Patrício e Ana Virginia, eis que surge este estudo que representa mais uma inovação do curso de direito do IESP.
Os artigos selecionados constituem o eixo clássico da divisão do direito, que desde os Romanos, os dividiu entre o Público e o Privado. Os temas desenvolvidos envolvem varias temáticas que abarcam os diversos ramos do Direito a exemplo “A Constitucionalização da Automação Prevista no Rol dos Direitos Sociais”, “O Estado Social e a Constituição de 1988” como também o trabalho acerca da Imunidade Parlamentar.
No âmbito do Direito Penal a discussão sobre “Autopsia Criminal” “O Jogo da Baleia Azul”, nos trás uma reflexão bastante importante no Direito Penal, dentre outros exemplos. Espero que este trabalho não fique neste estudo. Que outros “Inovas” e eventos deste porte façam parte do roteiro acadêmico do curso de direito.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)