
O crescimento e o desenvolvimento de organismos multicelulares, em especial dos vegetais, requerem a integração de uma variedade de sinais ambientais e endógenos que, juntamente com o material genético intrínseco, determinam a forma de crescimento de uma planta. O eixo central para este processo de crescimento são os hormônios vegetais ou fito-hormônios.
Apesar de décadas de estudo, apenas recentemente vários receptores desses hormônios foram identificados e revelaram novos mecanismos para perceber sinais químicos, fornecendo informações mais claras do controle hormonal no crescimento e desenvolvimento
O uso e as aplicações de reguladores vegetais dizem respeito ao estudo sistemático e generalizado de substâncias similares aos hormônios vegetais e que atuam controlando e regulando o crescimento e desenvolvimento das plantas no ambiente.
Os hormônios e seus análogos sintéticos, os reguladores vegetais, têm grande impacto nas plantas, sobretudo no crescimento, desenvolvimento, reprodução, sobrevivência e produção desses vegetais. Também, a atividade antrópica pode atuar e modificar a resposta vegetal ao ambiente e especialmente o clima, de modo a favorecer o desenvolvimento das principais culturas agrícolas.
Por fim, certamente, o uso e aplicação de reguladores vegetais nas diversas culturas agrícolas têm sido um segmento de estudo e trabalho promissor, com possibilidade de incremento de produtividade e melhor qualidade sanitária, medicinal, organoléptica e alimentar das plantas. Portanto, torna-se extremamente relevante lançar mão deste livro e contribuir para discussões e esclarecimentos sobre o tema.
Usos E Aplicações De Reguladores Vegetais contribui como material de referência para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das áreas da agronomia (principalmente fitotecnia e fisiologia vegetal aplicada a culturas), biologia, bioquímica, ecologia e outras áreas afins preocupadas com o crescimento e desenvolvimento vegetal e, consequentemente, produção de matéria-prima energética, têxtil, medicinal e alimentar das culturas agrícolas.
É com imensa satisfação que convido o leitor, técnico, agrônomo, biólogo, profissional das Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharias e áreas correlatas, além de pesquisador, estudante e agricultor a fazer uso das informações contidas nesta obra.











