![O livro Princípios Do Direito Da Criança E Do Adolescente E Guarda Compartilhada sinaliza para novos e necessários parâmetros da célula familiar.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2021/08/principios-do-direito-da-crianca-e-do-adolescente-e-guarda-compartilhada.png?resize=205%2C291&ssl=1)
Os filhos menores de 18 anos de idade — crianças e adolescentes — gozam, no seio da família, por determinação constitucional (art. 227, CF), de plena proteção e prioridade absoluta em seu tratamento.
Isso significa que, em respeito à própria função social desempenhada pela família, conforme já anotado na obra das autoras dedicada ao tema, todos os integrantes do núcleo familiar, especialmente os pais e as mães, devem propiciar o acesso aos adequados meios de promoção moral, material e espiritual das crianças e dos adolescentes viventes em seu meio.
Com isso, diz-se que a família — assim como o contrato e a propriedade — tem uma “função social”, qual seja, servir de ambiência para que os seus integrantes, inclusive as crianças e os adolescentes, realizem-se enquanto pessoas, em atenção à própria perspectiva eudemonista do conceito contemporâneo de família. Nesse contexto, merecem destaque os princípios do Direito da Criança e do Adolescente. Mas, de que adiantam as normas e os princípios, se não houver consciência e sensibilidade em sua aplicação?
Nesse contexto, observa-se neste livro, Princípios Do Direito Da Criança E Do Adolescente E Guarda Compartilhada: Estudos De Casos Com A Família Ampliada Ou Extensa, a conjugação desses dois pilares: a pesquisa e a sensibilidade.
Para além da pesquisa acadêmica e científica, voltada à compreensão das instigantes questões em torno do Direito da Criança e do Adolescente, as talentosas autoras Joana Ribeiro e Josiane Rose Petry Veronese cuidaram de trazer à lume cases, unindo, com brilho, a teoria à prática.
Após percorrerem os mares da principiologia e do direito fundamental à convivência, as autoras ingressam nos domínios da guarda, com destaque para a modalidade compartilhada, para, ao final, aportarem no estudo de casos, permitindo, com isso, que o leitor possa, com a segurança teórica necessária, compreender as vicissitudes da complexa realidade social.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)