Mediação & Midiatização

Este livro aborda os conceitos de mediação e midiatização, levando em consideração suas limitações, potencialidades, articulações e contribuições.

A compreensão sobre a importância do debate acerca da complexidade dos fluxos comunicacionais do mundo atual e os conceitos de mediação e midiatização ganharam destaque ao tentar dar conta tanto da circulação, bem como das interações sociais que caracterizam os processos midiáticos.

Esse trajeto torna necessário que se deixe de lado o bias produtivista que era hegemônico na pesquisa em comunicação e faz com que pesquisadores de gabinete passem a olhar para a intensidade das apropriações culturais da comunicação no dia a dia.

Este livro aborda os conceitos de mediação e midiatização, levando em consideração suas limitações, potencialidades, articulações e contribuições para as análises dos processos comunicacionais contemporâneos.

Divide-se em duas partes: Mediação e midiatização: conexões epistemológicas, que discute aportes teórico-metodológicos e conceitos-chave da área, e Percursos investigativos, que aborda as noções de midiatização e mediação no campo da pesquisa empírica e na análise dos processos e produtos midiáticos.

Estas duas partes se complementam como faces de um caleidoscópio. Que a leitora e o leitor não se espantem com a metáfora, espera-se o surgimento de uma terceira face a partir das fricções e encontros entre as ideias de mediação e midiatização.

A primeira parte, conexões epistemológicas, estruturada em torno de sete textos, discute as matrizes epistemológicas e as possíveis articulações entre os conceitos chaves do livro, bem como os aportes teórico-metodológicos dos estudos na área de comunicação e as reflexões críticas sobre abrangências e limites dessas ideias.

A segunda parte, nomeada Percursos Investigativos, apresenta cinco textos que repercutem as noções de midiatização e mediação no campo da pesquisa empírica e na análise dos processos e produtos midiáticos.

Parte expressiva das reflexões apresentadas nesta publicação sinaliza uma viragem nas perspectivas dos estudos da comunicação que encaram tais fenômenos como processos transversais e complementares.

Como é ressaltado no instigante prefácio do professor Adriano Duarte Rodrigues, a trajetória do livro pautou-se no diálogo crítico que busca a intensidade na descrição dos conceitos de midiatização e mediação, visando a construção de bases epistemológicas sólidas e capazes de assegurar maturidade teórica e metodológica, abrangendo ao mesmo tempo, a diversidade do campo da comunicação e a permanente conexão entre academia e práticas cotidianas.

Com isso reconhece que o Brasil ocupa um lugar de destaque não só na produção midiática bem como nas práticas que envolvem reflexão e produção de conhecimento crítico sobre os processos comunicacionais que caracterizam a cultura contemporânea.

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    1. Oi Carlos!
      Obrigado pelas palavras. É bom saber que estamos contribuindo para a ampliação do acesso ao conhecimento.
      Quanto ao livro, dei uma olhada no arquivo que tinha baixado, quando fiz o post, e, também, verifiquei online. Nos dois casos, está abrindo normal. Faça o download novamente, para ver se não houve algum erro da vez anterior.
      Se ainda houver dificuldade, peço que avise.

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Esse trajeto torna necessário que se deixe de lado o bias produtivista que era hegemônico na pesquisa em comunicação e faz com que pesquisadores de gabinete passem a olhar para a intensidade das apropriações culturais da comunicação no dia a dia.

Este livro aborda os conceitos de mediação e midiatização, levando em consideração suas limitações, potencialidades, articulações e contribuições para as análises dos processos comunicacionais contemporâneos.

Divide-se em duas partes: Mediação e midiatização: conexões epistemológicas, que discute aportes teórico-metodológicos e conceitos-chave da área, e Percursos investigativos, que aborda as noções de midiatização e mediação no campo da pesquisa empírica e na análise dos processos e produtos midiáticos.

Estas duas partes se complementam como faces de um caleidoscópio. Que a leitora e o leitor não se espantem com a metáfora, espera-se o surgimento de uma terceira face a partir das fricções e encontros entre as ideias de mediação e midiatização.

A primeira parte, conexões epistemológicas, estruturada em torno de sete textos, discute as matrizes epistemológicas e as possíveis articulações entre os conceitos chaves do livro, bem como os aportes teórico-metodológicos dos estudos na área de comunicação e as reflexões críticas sobre abrangências e limites dessas ideias.

A segunda parte, nomeada Percursos Investigativos, apresenta cinco textos que repercutem as noções de midiatização e mediação no campo da pesquisa empírica e na análise dos processos e produtos midiáticos.

Parte expressiva das reflexões apresentadas nesta publicação sinaliza uma viragem nas perspectivas dos estudos da comunicação que encaram tais fenômenos como processos transversais e complementares.

Como é ressaltado no instigante prefácio do professor Adriano Duarte Rodrigues, a trajetória do livro pautou-se no diálogo crítico que busca a intensidade na descrição dos conceitos de midiatização e mediação, visando a construção de bases epistemológicas sólidas e capazes de assegurar maturidade teórica e metodológica, abrangendo ao mesmo tempo, a diversidade do campo da comunicação e a permanente conexão entre academia e práticas cotidianas.

Com isso reconhece que o Brasil ocupa um lugar de destaque não só na produção midiática bem como nas práticas que envolvem reflexão e produção de conhecimento crítico sobre os processos comunicacionais que caracterizam a cultura contemporânea.

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