
Populações Tradicionais, Ambientes E Transformações traz relatos etnográficos que resultam de estudos sobre temas que, embora diversos, apresentam questões que são transversais, como a relação entre natureza e cultura, ou melhor, uma certa natureza e uma certa cultura, entre humanos e não humanos, o processo de globalização econômica e a relação entre o local e o global.
Os relatos etnográficos contidos em alguns dos artigos abordam o tema da dinâmica ou transformações vivenciadas por populações que residem em áreas litorâneas, diante de processos econômicos globais.
Embora esses processos não sejam inéditos, tendo em vista a longa duração e a recorrência em vários contextos semelhantes aos aqui analisados, as respostas apresentadas, em âmbito local, são variadas.
E outros tratam sobre o debate em torno da “questão animal”, sobre a relação entre humanos e não humanos, focando nos animais domésticos e não domésticos, o que retoma uma discussão candente, que trata das fronteiras que separam a condição de humanidade da de animalidade, e da tensão entre tradição e modernidade.
Populações Tradicionais, Ambientes E Transformações é muito oportuno em um momento em que os grupos sociais que habitam as regiões costeiras e ribeirinhas estão vivenciando o avanço da privatização de seus territórios de vida e de trabalho, e contribui para o debate sobre o modo como a política e os processos econômicos globais afetam localmente povos que têm sua sobrevivência baseada na extração de recursos naturais.
O desequilíbrio ecológico e as respostas apresentadas levantam questões sobre ética, no caso, ética conservacionista, quando se analisa o processo de criação de áreas protegidas como forma de reverter esses desequilíbrios, e os valores envolvidos nesse processo.
Como destaca Calávia Sáez, esse desequilíbrio precisa ser analisado a partir de uma ética conservacionista que estabelece a diferenciação entre natureza e cultura, entre mundo humano e mundo natural, e que tem como projeto universal manter um nível de consumo predatório.











