
No desenvolvimento de atividades em parceria com as escolas, uma questão que se impõe frequentemente tem a ver com o distanciamento entre os avanços teóricos/metodológicos acadêmicos/universitários e a prática pedagógica que acontece no contexto escolar.
Percebe-se um fenômeno semelhante entre as orientações oficiais – divulgadas pelas instituições dos governos – e o cotidiano da sala de aula.
Temos a impressão, por vezes, de que são dois caminhos paralelos, que nunca se cruzam: por um lado, os cientistas e pesquisadores, com suas investigações e achados; por outro, os professores, com suas atividades diárias de ensino. Cada um olhando para seu próprio mundo.
Enquanto os avanços acadêmicos são acessados por poucos, o ensino continua preso às suas próprias justificativas e conveniências, e continua sendo reproduzido com os mesmos perfis e parâmetros.
De fato, muitos dos temas atuais desenvolvidos pela academia ainda são estranhos aos temas estudados nas escolas. Parece-nos que ainda falta acontecer à mútua relação entre a teoria – que inspira e fundamenta a prática – e a prática – que realimenta e instiga a teoria.
O nosso empenho com a publicação deste trabalho vai exatamente nesta direção: refletir sobre as questões relacionadas à saúde no contexto escolar com os professores e com os alunos, enfim, com todos os atores envolvidos nesse processo.
Entendemos que um esforço por uma maior divulgação da produção dos centros de estudo pode ser uma das saídas para o impasse. Acreditamos que trazer para o entendimento dos professores princípios teóricos, consistentes e bem fundamentados, e explicitar teorias que possam alimentar seus debates e reflexões pode promover uma intervenção mais significativa na escola.
Educação E Saúde No Contexto Escolar trata de conceitos e propostas que procuram incutir nas pessoas o senso de responsabilidade pela saúde individual e coletiva, assim como a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva.
A escola, como ambiente de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento, é o espaço ideal para o desenvolvimento de ações educativas que visem à promoção da saúde, pois influencia significativamente comportamento, conhecimento, senso de responsabilidade e capacidade de observar, pensar e agir em crianças e adolescentes.
Assim, entende-se que a educação em saúde é necessária à promoção da saúde e que a escola é o melhor lugar para o desenvolvimento dessas ações.
