
Há bastante tempo discute-se a relação entre as tecnologias e o papel da escola diante da cultura digital, partindo do princípio de que usar tecnologias na escola significa aprimorar o processo de ensino aprendizagem. A mobilidade e o acesso à informação são uma condição para as sociedades contemporâneas.
A tecnologia tem envolvido vertiginosamente, contudo, ainda se observa um descompasso tecnológico quando se tratava do contexto escolar, onde significativamente parcela de professores não via a necessidade de adaptar suas práticas de ensino às propostas e possibilidades dos recursos tecnológicos. em alguns casos, o problema estava no domínio das ferramentas; em outros casos, havia um certo comodismo.
Mesmo assim, experiências e práticas pedagógicas mediadas através do uso da TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – destacavam-se, revelando que as TDIC’s proporcionavam dinamismo e interatividade nas práticas pedagógicas. contudo, com o início da pandemia provocada pelo coronaviris (COVID-19), o processo que parecia lento e gradual, foi sistemático, e os educandários e profissionais da educação não tiveram muito tempo para adaptações.
A coletânea Desafios Da Educação Em Tempos De Pandemia, organizada pelos professores Jenerton Arlan Schütz, Janete Palu e Leandro Mayer, dialoga com uma diversidade de enfoques e perspectivas teóricas e metodológicas. Os capítulos que compõem o livro, vários deles escritos por professores da rede, abordam diferentes olhares sobre a pesquisa, a escrita e metodologias.
