
Este livro Movimentos Curriculares: Um Estudo De Casos Sobre Políticas De Currículo Em Ação, que ora se torna público, é resultado de muitos bons encontros!
Bons encontros potencializados por diferentes redes de conversações e ações complexas que pensam-praticam, cotidianamente, políticas de currículos e, com isso, inventam outras possibilidades de se viver uma vida bonita nas escolas!
Por isso, falar em “bons encontros”, “redes de conversações e ações complexas”, “políticas de currículos”, “cotidiano escolar” e “vida bonita”, para os autores, só tem sentido quando estamos implicados em inventar-ampliar novos modos de existência, que possam ajudar a problematizar, e quem sabe em alguns momentos desconstruir, os inúmeros processos de diminuição da potência de vida produzidos no contexto do mundo globalizado do sistema capitalista neoliberal, que ainda insistem em se fazer presentes nas práticas pedagógicas de muitas escolas.
Para os autores de Movimentos Curriculares, a problematização que pode inventar modos de resistência, ou de (re)existência, frente às ações que enrijecem as redes de relações cotidianas requer, antes de mais nada, que possamos questionar uma dada racionalidade que valoriza-institui a possibilidade de existência de um sujeito auto centrado, personalista que julga saber o que é melhor para a educação, o que deve ser ensinado nas escolas e o que precisa ser feito nas salas de aula.
Pensando de modo diferente, os escritos de Movimentos Curriculares apostam nas redes curriculares que se tecem e se ramificam nas práticas coletivas anônimas das escolas, nas rachaduras que acontecem em suas paredes de cimento e que, de modo quase imperceptível, deixam passar pequenas correntes de ar que nos dão a sensação de que um novo dia, com mais frescor e cheiro de primavera, sempre é possível acontecer na educação.
Desse modo, os textos de Movimentos Curriculares buscam acompanhar movimentos curriculares que incidem sobre a escola, examinando a potência das redes de conversações e ações complexas na produção do currículo no cotidiano escolar em sua relação com as políticas curriculares concebidas e praticadas pelo Sistema Municipal de Educação de Vitória/ES, em sua articulação com a definição das políticas curriculares nacionais elaboradas no contexto do mundo globalizado do sistema capitalista neoliberal.
