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Bahia: Ensaios De História Social E Ensino De História consiste em uma coletânea de artigos de professores vinculados a universidades baianas

Bahia: Ensaios De História Social E Ensino De História consiste em uma coletânea de artigos de professores vinculados a universidades baianas e dedicados ao ensino e a pesquisa sobre a cultura e a história da Bahia.

Os ensaios tratam de diversos temas, como escravidão e cultura afro-brasileira, guerra de Independência na Bahia, festividades religiosas, carnaval, cinema e ensino de História, formação do professor de História e História e Museologia, dentre outros, com contribuições significativas das mais recentes tendências da historiografia baiana, constituindo assim em uma oportunidade de leitura da Bahia a partir de diferentes olhares e abordagens.

Os colaboradores, em seus artigos, promovem o diálogo entre a produção historiográfica e o Ensino de História, debatendo e estimulando novos saberes e novas práticas docentes, dando a esta obra um papel importante na divulgação de temas ligados a História da Bahia para estudantes e professores da educação básica e do ensino superior.

Bahia: Ensaios De História Social E Ensino De História está dividido em duas partes:

A Parte I, História Social, Cultura e Poder, consiste num conjunto de pesquisas que cobrem uma grande diversidade temática e cronológica, mas que tem em comum o universo baiano como espaço de suas investidas de pesquisa, o alinhamento com a tradição historiográfica comumente chamada de História Social e uma determinação pela investigação exaustiva e rigorosa em documentação primária. Os resultados destes trabalhos trazem os sujeitos históricos para a frente do palco, com seus interesses, contradições e práticas sociais em destaque.

A Parte II, Ensino de História, Linguagens e Representações, traz ensaios que discutem as incorporações de diferentes fontes e linguagens no ensino de História, novos saberes e novas práticas docentes e as dimensões da narrativa cinematográfica na produção do conhecimento histórico, em que o cinema surge como fonte e objeto de estudo para a compreensão da realidade social brasileira. E, perpassando pelos ensaios reunidos nesta parte do livro, a Bahia aparece como objeto de estudo, destacando-se a relação entre ensino, cinema e representações.

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Os ensaios tratam de diversos temas, como escravidão e cultura afro-brasileira, guerra de Independência na Bahia, festividades religiosas, carnaval, cinema e ensino de História, formação do professor de História e História e Museologia, dentre outros, com contribuições significativas das mais recentes tendências da historiografia baiana, constituindo assim em uma oportunidade de leitura da Bahia a partir de diferentes olhares e abordagens.

Os colaboradores, em seus artigos, promovem o diálogo entre a produção historiográfica e o Ensino de História, debatendo e estimulando novos saberes e novas práticas docentes, dando a esta obra um papel importante na divulgação de temas ligados a História da Bahia para estudantes e professores da educação básica e do ensino superior.

Bahia: Ensaios De História Social E Ensino De História está dividido em duas partes:

A Parte I, História Social, Cultura e Poder, consiste num conjunto de pesquisas que cobrem uma grande diversidade temática e cronológica, mas que tem em comum o universo baiano como espaço de suas investidas de pesquisa, o alinhamento com a tradição historiográfica comumente chamada de História Social e uma determinação pela investigação exaustiva e rigorosa em documentação primária. Os resultados destes trabalhos trazem os sujeitos históricos para a frente do palco, com seus interesses, contradições e práticas sociais em destaque.

A Parte II, Ensino de História, Linguagens e Representações, traz ensaios que discutem as incorporações de diferentes fontes e linguagens no ensino de História, novos saberes e novas práticas docentes e as dimensões da narrativa cinematográfica na produção do conhecimento histórico, em que o cinema surge como fonte e objeto de estudo para a compreensão da realidade social brasileira. E, perpassando pelos ensaios reunidos nesta parte do livro, a Bahia aparece como objeto de estudo, destacando-se a relação entre ensino, cinema e representações.

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