Será que a filosofia política existe? Tal pergunta parece imprópria por duas razões. A primeira é que a reflexão sobre a comunidade e sua finalidade, sobre a lei e seu fundamento está presente na origem de nossa tradição filosófica e nunca deixou de inspirá-la. A segunda é que, de algum tempo para cá, a filosofia política vem afirmando com estardalhaço a sua volta e sua nova vitalidade. Entravada durante muito tempo pelo marxismo que fazia da política a expressão ou a máscara de relações sociais, submetida às usurpações do social e das ciências sociais, ela estaria reencontrando hoje, na derrocada dos marxismos de Estado e no fim das utopias, sua pureza de reflexão sobre os princípios e as formas de uma política restituída à sua pureza pelo recuo do social e de suas ambiguidades.
Essa volta coloca, porém, alguns problemas. Quando não se limita a comentar alguns textos, ilustres ou esquecidos, de sua própria história, a filosofia política restaurada quase-não parece levar sua reflexão além daquilo que os administradores do Estado podem argumentar sobre a democracia e a lei, sobre o direito e o Estado de direito. Em suma, ela parece sobretudo assegurar a comunicação entre as grandes doutrinas clássicas e as formas de legitimação usuais dos chamados Estados de democracia liberal. Mas também a suposta concordância entre a volta da filosofia política e a volta de seu objeto, a política, carece de evidência. No tempo em que a política era contestada em nome do social, do movimento social ou da ciência social, ela se manifestava, no entanto, numa multiplicidade de modos e de lugares, da rua à fábrica ou à universidade. A restauração da política enuncia-se, hoje, na discrição desses modos ou no ausentar-se desses lugares. Dir-se-á que justamente a política purificada reencontrou os lugares adequados à deliberação e à decisão sobre o bem comum, as assembléias onde se discute e se legisla, as esferas do Estado onde se tomam decisões, as jurisdições supremas que averiguam a conformidade das deliberações e das decisões às leis fundadoras da comunidade.
O Desentendimento: Política E Filosofia
- Ciências Sociais, Filosofia
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