O conceito de gestão é relativamente recente nos quarenta anos de história da Convenção do Patrimônio Mundial. Mas os requisitos para a obtenção dos produtos e efeitos de uma gestão bem-sucedida – identificação, proteção, conservação, apresentação e transmissão às futuras gerações do patrimônio de valor universal excepcional – estão presentes desde o início. Ao longo dos anos, a consecução desses objetivos tornou-se cada vez mais complexa, em razão das pressões crescentes do mundo contemporâneo e também da ampliação do escopo dos bens que podem ser inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, como, por exemplo, paisagens culturais rurais.
Em razão desses desafios, bem como de outros fatores, tornaram-se necessárias as seguintes medidas, entre outras:
• estabelecer padrões comuns para definir, avaliar e aperfeiçoar sistemas de gestão e, por sua vez, favorecer o intercâmbio de boas práticas e a evolução de melhores abordagens de gestão;
• oferecer orientações práticas e ferramentas para as atividades cotidianas de gestão que reconheçam o número cada vez maior de partes envolvidas e de objetivos a atingir;
• aumentar a conscientização acerca da diversidade de problemas de gestão enfrentados pelos Estados-partes e também dos problemas em comum, promovendo a cooperação para superá-los.
Diante da necessidade de efetivar essas medidas, o Manual de referência “Gestão do Patrimônio Mundial cultural” foi produzido para ajudar os Estados-partes a gerir e conservar seu patrimônio de forma eficaz e proteger seus valores, em especial o Valor Universal Excepcional (VUE) de seus bens culturais do Patrimônio Mundial. Nesse sentido, nas “Diretrizes Operacionais para a Implementação da Convenção do Patrimônio Mundial” destaca-se o fato de que cada bem do Patrimônio Mundial “deve contar com proteção adequada e com um sistema de gestão que assegure sua salvaguarda”.
Ainda de acordo com as DO, “o propósito de um sistema de gestão é garantir a proteção efetiva do bem indicado para as gerações futuras e presentes e “um sistema de gestão eficaz depende do tipo, das características e das necessidades do bem indicado e de seu contexto cultural e natural”. Neste Manual enfatiza-se especialmente a compreensão dos sistemas de gestão e das formas de aperfeiçoá-los para conseguir uma gestão eficaz de bens culturais.
Gestão Do Patrimônio Mundial Cultural
- Administração, Artes, Ciências Sociais
- 2 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.