Experiências E Trajetórias Da Massoterapia No Instituto Federal Do Paraná

Experiências E Trajetórias Da Massoterapia No Instituto Federal Do Paraná traz projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes e discentes.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (Portaria n. 971/2006 do Ministério da Saúde) reconhece as terapias alternativas, acupuntura, fitoterápicos, águas termais e homeopatia como eficazes para a prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde. Essa política estimula a ampliação do acesso da população a esses serviços na rede pública, ampliando assim, o âmbito das práticas integrativas, com incentivo às pesquisas, orientações e aplicabilidade junto à população.

No momento em que reflete-se sobre os processos práticas, trajetórias, vivências, aprendizagens, percebe-se que seria pouco importante simplesmente contabilizar o número de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no curso durante seus doze anos de percurso, sem colocar em questão o significado deste projeto como lugar de formação, sem refletir sobre o sentido de cada uma destas propostas desenvolvidas e vivenciadas e que influenciaram na formação cidadã, profissional, ética, moral, política e técnica dos estudantes.

Deve-se discutir sobre esses processos e disseminar as informações. A produção e a socialização do conhecimento não são indissociados e sim, constitutivos da formação humana. Produzir e transmitir conhecimento é uma das funções essenciais das instituições educativas. Portanto, quando se socializa o conhecimento, as instituições cumprem a responsabilidade de responder o papel recebido pela sociedade, no que se refere à socialização e desenvolvimento do conhecimento e à prática social da formação humana.

Nessa perspectiva o livro Experiências E Trajetórias Da Massoterapia No Instituto Federal Do Paraná: Campus Londrina é concretizado e visa socializar e compartilhar as vivências por meio dos relatos dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes e discentes do Curso Técnico em Massoterapia na comunidade de um modo geral.

Após socializar as experiências e vivências dos docentes e estudantes do Curso Técnico em Massoterapia do IFPR- Campus Londrina neste material, pode-se fazer uma reflexão sobre a nossa prática, sobre a nossa história, sobre a nossa trajetória, pois pensando criticamente a prática de ontem ou hoje é que podemos melhorar a próxima.

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A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (Portaria n. 971/2006 do Ministério da Saúde) reconhece as terapias alternativas, acupuntura, fitoterápicos, águas termais e homeopatia como eficazes para a prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde. Essa política estimula a ampliação do acesso da população a esses serviços na rede pública, ampliando assim, o âmbito das práticas integrativas, com incentivo às pesquisas, orientações e aplicabilidade junto à população.

No momento em que reflete-se sobre os processos práticas, trajetórias, vivências, aprendizagens, percebe-se que seria pouco importante simplesmente contabilizar o número de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no curso durante seus doze anos de percurso, sem colocar em questão o significado deste projeto como lugar de formação, sem refletir sobre o sentido de cada uma destas propostas desenvolvidas e vivenciadas e que influenciaram na formação cidadã, profissional, ética, moral, política e técnica dos estudantes.

Deve-se discutir sobre esses processos e disseminar as informações. A produção e a socialização do conhecimento não são indissociados e sim, constitutivos da formação humana. Produzir e transmitir conhecimento é uma das funções essenciais das instituições educativas. Portanto, quando se socializa o conhecimento, as instituições cumprem a responsabilidade de responder o papel recebido pela sociedade, no que se refere à socialização e desenvolvimento do conhecimento e à prática social da formação humana.

Nessa perspectiva o livro Experiências E Trajetórias Da Massoterapia No Instituto Federal Do Paraná: Campus Londrina é concretizado e visa socializar e compartilhar as vivências por meio dos relatos dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes e discentes do Curso Técnico em Massoterapia na comunidade de um modo geral.

Após socializar as experiências e vivências dos docentes e estudantes do Curso Técnico em Massoterapia do IFPR- Campus Londrina neste material, pode-se fazer uma reflexão sobre a nossa prática, sobre a nossa história, sobre a nossa trajetória, pois pensando criticamente a prática de ontem ou hoje é que podemos melhorar a próxima.

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