Redes Sociais Na Internet: Sociabilidades Emergentes

Na atual era da cultura digital é imperativo identificar e compreender os tipos de sociabilidade que emergem das novas práticas e relações que ocorrem no ciberespaço,

para que seja possível teorizar sobre realidades sociais que são desenhadas em torno da apropriação do conteúdo e materializadas em plataformas que se assumem como o termômetro de uma sociedade sem determinismo geográfico.
A sociabilização em contexto digital reporta-se ao princípio de que um mundo de informação (conteúdos, valores, objetivos) se apresenta num mesmo espaço, envolvendo os seus utilizadores para o explorarem, desenvolvendo-o através da partilha e mantendo relações com outros elementos das diversas redes em que participam. Com efeito, social networking resume a comunicação e interação social direcionadas para o consumo de conteúdos, a partilha de informação e a expressão do Eu numa sociedade de interesses ou valores partilhados, sem determinismo geográfico. Nesta perspectiva, consideramos da maior importância compreender o potencial das redes sociais na Internet para além das estruturas de ligações recíprocas, da mesma forma que nos parece impreterível equacionar formas de capital social mobilizadas e modalidades de sociabilidade que decorrem da apropriação da técnica, materializada em códigos, práticas e relações sociais que reinventam as tradicionais.
O pressuposto deste livro é o de que as aplicações informáticas que suportam as redes sociais na Internet são tecnologias que ultrapassam os padrões de plataforma de jogos eletrônicos, estabelecendo-se como espaços de interação social desterritorializada. Na nossa perspectiva, o centro da cultura das redes sociais na Internet é a comunicação
e a interação. Neste sentido, o fenômeno dos social media, enquanto plataformas
que originam redes simétricas e assimétricas, está mais relacionado
com a Comunicação e a Sociologia do que propriamente com a tecnologia/
técnica.
O conteúdo é determinante para a formação de grupos online porque
aproxima a estrutura das redes sociais na Internet a mapas de mediações
e interações através da apropriação da técnica. Os padrões de conectividade
gerados pelas práticas de indexação de conteúdo nos media sociais
centram-se numa lógica de cultura de mobilidade e materializam uma realidade
social própria, habitada por redes assimétricas e participativas que
representam um termômetro desterritorializado da sociedade.

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Na atual era da cultura digital é imperativo identificar e compreender os tipos de sociabilidade que emergem das novas práticas e relações que ocorrem no ciberespaço, para que seja possível teorizar sobre realidades sociais que são desenhadas em torno da apropriação do conteúdo e materializadas em plataformas que se assumem como o termômetro de uma sociedade sem determinismo geográfico.
A sociabilização em contexto digital reporta-se ao princípio de que um mundo de informação (conteúdos, valores, objetivos) se apresenta num mesmo espaço, envolvendo os seus utilizadores para o explorarem, desenvolvendo-o através da partilha e mantendo relações com outros elementos das diversas redes em que participam. Com efeito, social networking resume a comunicação e interação social direcionadas para o consumo de conteúdos, a partilha de informação e a expressão do Eu numa sociedade de interesses ou valores partilhados, sem determinismo geográfico. Nesta perspectiva, consideramos da maior importância compreender o potencial das redes sociais na Internet para além das estruturas de ligações recíprocas, da mesma forma que nos parece impreterível equacionar formas de capital social mobilizadas e modalidades de sociabilidade que decorrem da apropriação da técnica, materializada em códigos, práticas e relações sociais que reinventam as tradicionais.
O pressuposto deste livro é o de que as aplicações informáticas que suportam as redes sociais na Internet são tecnologias que ultrapassam os padrões de plataforma de jogos eletrônicos, estabelecendo-se como espaços de interação social desterritorializada. Na nossa perspectiva, o centro da cultura das redes sociais na Internet é a comunicação
e a interação. Neste sentido, o fenômeno dos social media, enquanto plataformas
que originam redes simétricas e assimétricas, está mais relacionado
com a Comunicação e a Sociologia do que propriamente com a tecnologia/
técnica.
O conteúdo é determinante para a formação de grupos online porque
aproxima a estrutura das redes sociais na Internet a mapas de mediações
e interações através da apropriação da técnica. Os padrões de conectividade
gerados pelas práticas de indexação de conteúdo nos media sociais
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