A década de 1980 marcou, no Brasil, do ponto de vista político, a restauração da ordem institucional e o retorno dos militares aos quartéis. A propalada “transição democrática”, iniciada no final dos anos 1970, começou a se concretizar de forma mais definitiva em 1985, quando os militares deixaram o poder e Tancredo Neves foi eleito pelo Congresso Nacional o novo presidente da República. O processo de redemocratização se completaria mais tarde, em 1988, no governo José Sarney, com a promulgação da 8ª Constituição do país.
Muitas foram as mudanças a partir desse momento de ruptura. No contexto político-econômico foram quatro presidentes da República e oito planos econômicos anti-inflacionários de grande alcance que, do início do regime civil até o final do século XX, mudaram a moeda ou as relações de ordem econômica, impondo, por exemplo, congelamentos ou novas fórmulas de correção de salários e preços.
E o campo da comunicação, como as demais esferas da sociedade, se inseriu nos novos tempos. As mudanças pelas quais passaram as empresas de comunicação no período não se restringiram à sua adaptação ao contexto político e econômico.
A partir da década de 1980, a imprensa e o jornalismo vão sofrer transformações mais profundas na sua própria estrutura interna.
E o jornalismo — como a atividade que busca circunstâncias, analisa o momento em movimento, se destina, antes de tudo, ao tratamento dos fatos e lida com material mutante (DINES, 2001) — é sempre uma fonte instigante de pesquisa.
Neste livro, aborda-se o jornalismo no período após o que se convencionou chamar de “Nova República”. O objetivo principal é compreender o processo de mudanças da imprensa nas duas últimas décadas do século XX por meio da análise de dois dos principais jornais brasileiros: Folha de S. Paulo e O Globo. Trata-se de uma reflexão teórica e analítica que tem como objeto de estudo o jornalismo de economia. Esse subcampo é identificado em outras pesquisas, por exemplo, a que desenvolveu Alzira Alves Abreu, como o vetor das mudanças que, em seguida, provocaram alterações no perfil dos jornalistas e em sua forma de construir a informação.
Jornalismo De Economia No Brasil
- Comunicação, Economia
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