Informação E Protagonismo Social

Reúne pesquisadores da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, abordando a relação entre informação e protagonismo social.

A concepção deste livro coletânea sobre informação e protagonismo social resultou das contribuições de pesquisadores das áreas da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, que estudam a informação sob esta perspectiva. Os autores que aqui apresentam suas reflexões atuaram como colaboradores e palestrantes do XII Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação (Cinform), evento promovido pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A relação entre informação e protagonismo social foi tratada a partir de abordagens sobre as atividades de informação para o desenvolvimento desse protagonismo; sobre as conexões entre informação, cultura e memória social; informação, cidadania e desenvolvimento social, com ênfase especial na atuação de arquivos, bibliotecas e museus.

A atitude do protagonismo nos estudos de informação tem por fundamento a valorização da interação social, do capital intelectual e cultural e da produção social dos saberes. O comportamento protagonista privilegia o trabalho de natureza inter, multi e transdisciplinar e exige processos de colaboração e cooperação para articulação e promoção da criatividade e da intervenção do sujeito social no seu meio, gerando mudanças voltadas ao desenvolvimento social.

O debate que se instala em torno das reflexões desse conjunto de autores convida a comunidade acadêmica e científica a pensar o objeto informação também na sua relação com a concepção, promoção e valorização do protagonismo social, ressaltando o desenvolvimento de competências específicas das áreas que se interligam para atender aos novos tipos de necessidades informacionais da sociedade contemporânea.

No encerramento deste livro coletânea, encontra-se o ensaio do Professor Sérgio Coelho Borges Farias, no qual os agentes mediadores da informação são convidados a um processo de autorreflexão em torno da produção, organização e disseminação da informação, considerando a necessidade do comportamento crítico em torno do trabalho informacional, compreendendo-o como elemento decisivo ao processo de construção e fortalecimento do sujeito protagonista, que se indigna e assume o lugar da resistência e da luta transformadora, capaz de humanizar o mundo.

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A atitude do protagonismo nos estudos de informação tem por fundamento a valorização da interação social, do capital intelectual e cultural e da produção social dos saberes. O comportamento protagonista privilegia o trabalho de natureza inter, multi e transdisciplinar e exige processos de colaboração e cooperação para articulação e promoção da criatividade e da intervenção do sujeito social no seu meio, gerando mudanças voltadas ao desenvolvimento social.

O debate que se instala em torno das reflexões desse conjunto de autores convida a comunidade acadêmica e científica a pensar o objeto informação também na sua relação com a concepção, promoção e valorização do protagonismo social, ressaltando o desenvolvimento de competências específicas das áreas que se interligam para atender aos novos tipos de necessidades informacionais da sociedade contemporânea.

No encerramento deste livro coletânea, encontra-se o ensaio do Professor Sérgio Coelho Borges Farias, no qual os agentes mediadores da informação são convidados a um processo de autorreflexão em torno da produção, organização e disseminação da informação, considerando a necessidade do comportamento crítico em torno do trabalho informacional, compreendendo-o como elemento decisivo ao processo de construção e fortalecimento do sujeito protagonista, que se indigna e assume o lugar da resistência e da luta transformadora, capaz de humanizar o mundo.

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