Para elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, se estabeleceu duas etapas: diagnósticos sobre a biodiversidade, recursos naturais e relações socioambientais existentes no Parque e sua zona de amortecimento. Estes foram produzidos através de levantamento bibliográfico, além de entrevistas com moradores da zona de amortecimento e pessoas envolvidas direta e indiretamente com a conservação da Unidade de Conservação.
Este diagnóstico serviu de base para a realização das oficinas técnicas participativas, que tiveram como resultado os capítulos deste livro, além do zoneamento e as matrizes de planejamento dos programas de ação.
Assim, o livro é organizado em duas partes. Na primeira, composta por 17 capítulos, estão contidos os diagnósticos do meio físico e socioambientais do Parque. Já na segunda parte, encontra-se o zoneamento e suas normativas e seu programa de ação.
A forma que os encartes foram organizados permite o acesso à informação de forma simples, permitindo que tanto o público leigo consiga entendê-los como estudiosos tenham neles uma referência bibliográfica a ser seguida.
Como se estabelece em lei, o plano de manejo será institucionalizado por Portaria específica da SUDEMA, tornando-se assim, um instrumento de política pública a ser implantado para os próximos 05 anos.
De forma inovadora e vanguardista, este plano de manejo tanto é um documento técnico-legal de gerenciamento, como um livro técnico-científico, consolidando assim mais de 40 anos de investimentos do poder público na ciência e tecnologia, além de resgatar e valorizar todo o esforço de ambientalistas que se dedicaram a proteção do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, garantindo a preservação deste importante remanescente de floresta atlântica encravado em nosso território.