O livro Geomorfologia E Mudanças Ambientais: Recortes Espaciais Da Zona Costeira Sergipana, é uma contribuição sergipana à ciência geográfica sobre o litoral de Sergipe, a partir do resultado de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia – DAGEO/UFS/CNPq, dentro da concepção do projeto “Sistemas ambientais costeiros e ocupação econômica do Nordeste” – Edital PGPSE no 42/2014/ CAPES, que envolve a participação dos Programas de Pós-graduação em Geografia das universidades federais do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Essa obra contempla 14 capítulos que demonstram o rigor científico e metodológico de pesquisadores que, na sua trajetória de vida acadêmica, compreenderam que o fazer ciência requer senso de compromisso e responsabilidade com o que se pretende investigar.
A simbiose entre teoria e prática possibilitou reunir temáticas que, em diversas escalas na ordem de grandeza, do local ao global, estão na pauta da ordem do dia, ressaltando o papel de uma Geomorfologia Ambiental moderna, discutindo natureza e sociedade sem se desprover de suas bases metodológicas clássicas, extremamente fundamentais para compreensão das mudanças ambientais pretéritas e atuais direcionadas para uma política de planejamento e gestão ambiental da zona costeira.
Algumas pesquisas aqui apresentadas foram, inicialmente, desenvolvidas a partir de 2015 com a aprovação do projeto casadinho pela CAPES, porém, a criação de um banco de dados de fontes primárias e secundárias em ambiente SIG sobre os três segmentos do litoral de Sergipe (Norte, Centro e Sul) permitiu a consolidação da organização do livro como uma das atividades do pós-doutoramento do prof. Hélio Mário de Araújo, junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC, que na supervisão acadêmica do prof. Antônio Jeovah de Andrade Meireles e parceria com outros autores, escreveram os capítulos finais da obra dentro do período determinado para efetivação do estágio em outubro de 2020.
Assim, essa contribuição da Geomorfologia ao estudo do Quaternário Recente, escrita por qualificados pesquisadores interinstitucionais, numa linguagem técnica, clara e objetiva, é um primeiro passo a busca de um conhecimento sistematizado a nível estadual, neste formato, e nessa subárea do conhecimento científico associada a Geografia Física.
Os temas abordados, portanto, sob a ótica interdisciplinar, servem de base para consultas de estudantes, professores e pesquisadores que priorizem o litoral como objeto de investigação.