Seguindo a temática do livro anterior “Estudos de Usuários da Informação”, publicado em 2014, Usuários Da Informação E Diversidade reúne textos de especialistas de diferentes áreas do conhecimento que apresentam as principais características e informações sobre pessoas com perfis variados.
Entretanto, diferentemente da obra anterior, que trazia informações sobre grupos de usuários mais recorrentes na literatura, neste livro optou-se por uma abordagem mais inclusiva e plural, incluindo capítulos sobre grupos pouco abordados em obras sobre o tema, tais como bebês, deficientes, indivíduos com altas habilidades, pessoas do grupo LGBTQIA+, usuários de arquivos e de museus.
O intuito é proporcionar informações básicas, porém fundamentais para que os profissionais da informação possam compreender as principais características e necessidades destes grupos, dirimindo pré-conceitos e estigmas que possam comprometer o trabalho de bibliotecários, arquivistas e museólogos no atendimento destes indivíduos.
A postura inadequada ou equivocada destes profissionais, muitas vezes devido ao desconhecimento acerca das especificidades destes indivíduos pode, involuntariamente, resultar em experiências negativas ao usuário que, por sua vez, ficará com uma imagem distorcida do papel dos profissionais e das Unidades de Informação, afastando-o ou dificultando o uso das unidades de informação.
Além disto, estes grupos muitas vezes são invisíveis ao trabalho dos profissionais que estão à frente de unidades de informação, permanecendo na categoria de usuários potenciais ou mesmo de não usuários, visto que eles próprios muitas vezes não se reconhecem como tal e porque muitas vezes as unidades de informação não estão devidamente preparadas para atendê-los.
Cada capítulo procurou responder às seguintes questões:
- Como os indivíduos do grupo abordado se caracterizam em seus aspectos físicos, intelectuais, psicológicos, entre outros?
- O que o profissional da informação precisa saber sobre o grupo para que possa atendê-lo adequadamente?
- O que as unidades e os serviços de informação devem levar em consideração para satisfazer de um modo geral as necessidades deste grupo?