Este livro é fruto do Projeto de Pesquisa Literatura E Filosofia: A Narrativa De Formação Presente Nas Tragédias De Sófocles desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – IFC, campus Brusque, pelo professor Dr. Helder Félix Pereira de Souza, os alunos Adrian José Ramos e Eric Schwamberger (do Ensino Médio Técnico Integrado em Química), Andrei Leite de Freitas, Gabriel Lubke Gaviraghi e José Honório Júnior (do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática), a doutoranda Valquiria Vasconcelos da Piedade Souza (do Programa de Pósgraduação em Filosofia da Educação da UFSC). O projeto iniciou a pesquisa em Agosto de 2017 e finalizou-a em novembro de 2019 com a publicação de seus resultados em um E-book.
A ideia originária da pesquisa surgiu de uma premissa maior, que buscou interligar a literatura e a filosofia pesquisando e analisando as narrativas literárias ocidentais clássicas sob o aspecto da formação humana através de um aporte metodológico da filosofia, e delimitou-se em uma premissa menor: pesquisar e analisar a presença da narrativa de formação nas obras sofocleanas, que, por fim, foi o objetivo geral e, consequentemente, o recorte visado nesta pesquisa.
Em síntese, a ideia central do projeto, que se manteve até o final da pesquisa, foi investigar a presença do conceito de narrativa de formação nas sete tragédias sofocleanas: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona, Ájax, Filoctetes, Electra, e As Traquínias.
Desse modo, estendemos a noção de bildungroman, romance de formação, para as narrativas literárias dramáticas, e com isso buscamos elementos essenciais de formação humana presentes nestas narrativas. O intuito preliminar foi detectar e analisar, através de aportes filosóficos, aspectos das narrativas de formação nas tragédias de Sófocles, levando em consideração as observações feitas por Aristóteles, em sua obra Poética, e por Nietzsche, em suas obras Introdução à Tragédias de Sófocles e O Nascimento da Tragédia, corroboradas por Jaeger, que coloca o tragediógrafo entre os maiores poetas trágicos de todos os tempos e insere suas tragédias no patamar mais alto da educação, ou seja, como “[…] a formação humana na sua pureza”.
Ao todo, nos restaram integrais apenas sete tragédias sofocleanas: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona, Ájax, Filoctetes, Electra e As Traquínias que foram visitadas e analisadas integralmente durante a pesquisa.
Respostas de 2
Gostaria de entrar em contato com a Doutora Valquíria, obrigada.
Oi, Bianca!
Infelizmente não tenho o contato da Doutora Valquíria, apenas compartilhei este livro, do qual ela organizadora.
Talvez você consiga esta informação na Editora IFC, que publicou o livro (https://editora.ifc.edu.br/).