O Imaginário Do Futebol No Brasil

O Imaginário Do Futebol No Brasil: Interferências Nos Modos De Viver, Projetos De Vida E Futuro De Jovens Adolescentes Vinculados A Programas Sociais.

O Imaginário Do Futebol No Brasil: Interferências Nos Modos De Viver, Projetos De Vida E Futuro De Jovens Adolescentes Vinculados A Programas Sociais Esportivos apresenta as possíveis interferências do imaginário acerca do futebol no país, sobre modos de viver, projetos de vida e futuro de jovens adolescentes praticantes dessa modalidade no contexto de três Programas/Projetos Sociais Esportivos (PPSE) da Grande Porto Alegre.

Para isso, foram realizados grupos de discussão com jovens adolescentes e entrevistas com monitores, professores e gestores em três programas/projetos sociais diferentes que desenvolvem estratégias e ações educativas por meio de atividades ligadas ao futebol. O estudo, de caráter exploratório descritivo, eminentemente qualitativo, na forma de um estudo de caso, possui uma perspectiva fenomenológica hermenêutica e se serviu da análise textual discursiva para tratamento dos materiais produzidos.

A análise sobre o imaginário do futebol entre jovens adolescentes utilizou-se principalmente dos pressupostos teóricos de Cornelius Castoriadis e Michel Maffesoli. Com o intuito de entender como o futebol se consolidou como o esporte de maior importância no país, a pesquisa resgatou a história desse esporte no mundo até sua chegada ao Brasil, transformando-se em símbolo nacional.

O campo de pesquisa envolveu encontros realizados em três Programas/Projetos Sociais localizados na Grande Porto Alegre, a partir de observações registradas em grupos de discussão com os jovens, em notas de campo e entrevistas semi-estruturadas com educadores. Disso resultaram cinco linhas de sentido a partir das quais foi montada a compreensão geral do fenômeno estudado, a saber: a) Futebol, imaginário, carreira e dinheiro; b) Ídolos do futebol, clubes, identificações e heroísmo; c) Sociabilidades esportivas, redes de convivência, interatividade e riscos sociais; d) Espaços para aprendizagens, valorização da escola, inclusão e reconhecimento; e) Futebol: símbolo nacional, paixão, herança e subjetividades.

A pesquisa desenvolvida resultou nesta tese, segundo a qual as narrativas dos jovens adolescentes que praticam futebol, no contexto de Programas/Projetos Sociais Esportivos, expressam, em grande medida, o imaginário do futebol no país - construído hegemonicamente por discursos e representações midiáticas -, sobre o qual as práticas educativas desempenham um papel de mediação que pode interferir positivamente nos modos de ser e viver, nos projetos de vida e futuro dos jovens adolescentes.

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Para isso, foram realizados grupos de discussão com jovens adolescentes e entrevistas com monitores, professores e gestores em três programas/projetos sociais diferentes que desenvolvem estratégias e ações educativas por meio de atividades ligadas ao futebol. O estudo, de caráter exploratório descritivo, eminentemente qualitativo, na forma de um estudo de caso, possui uma perspectiva fenomenológica hermenêutica e se serviu da análise textual discursiva para tratamento dos materiais produzidos.

A análise sobre o imaginário do futebol entre jovens adolescentes utilizou-se principalmente dos pressupostos teóricos de Cornelius Castoriadis e Michel Maffesoli. Com o intuito de entender como o futebol se consolidou como o esporte de maior importância no país, a pesquisa resgatou a história desse esporte no mundo até sua chegada ao Brasil, transformando-se em símbolo nacional.

O campo de pesquisa envolveu encontros realizados em três Programas/Projetos Sociais localizados na Grande Porto Alegre, a partir de observações registradas em grupos de discussão com os jovens, em notas de campo e entrevistas semi-estruturadas com educadores. Disso resultaram cinco linhas de sentido a partir das quais foi montada a compreensão geral do fenômeno estudado, a saber: a) Futebol, imaginário, carreira e dinheiro; b) Ídolos do futebol, clubes, identificações e heroísmo; c) Sociabilidades esportivas, redes de convivência, interatividade e riscos sociais; d) Espaços para aprendizagens, valorização da escola, inclusão e reconhecimento; e) Futebol: símbolo nacional, paixão, herança e subjetividades.

A pesquisa desenvolvida resultou nesta tese, segundo a qual as narrativas dos jovens adolescentes que praticam futebol, no contexto de Programas/Projetos Sociais Esportivos, expressam, em grande medida, o imaginário do futebol no país – construído hegemonicamente por discursos e representações midiáticas -, sobre o qual as práticas educativas desempenham um papel de mediação que pode interferir positivamente nos modos de ser e viver, nos projetos de vida e futuro dos jovens adolescentes.

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