Formação Docente Na Educação Em Ciências

Formação Docente Na Educação Em Ciências é resultado do trabalho de vários pesquisadores de universidades públicas de nosso país acerca do tema.

Esta coletânea de artigos é resultado do trabalho de vários pesquisadores de universidades públicas de nosso país acerca do tema da Formação Docente. O foco dos artigos está apoiado na formação inicial docente, em artigos com olhar direcionado para os processos formativos durante a formação inicial, ou em artigos cujo foco está no ensino básico, mas cuja pesquisa é vivenciada em continuidade à formação inicial docente, em programas de Pós-Graduação que possibilitam que professores já formados possam se aprofundar em questões de pesquisa típicas da área de Ensino.

Os onze artigos que compõem a coletânea agregam 21 pesquisadores das cinco regiões do país, o que mostra abrangência e diálogos sobre a formação docente. O título da coletânea expressa as reflexões apresentadas em seus aspectos epistemológicos e metodológicos. As concepções e práticas exploradas nos textos pelos autores procuram articular os conhecimentos elaborados na área de Ensino com outros saberes, próprios das Ciências da Natureza e da Filosofia.

Nesse sentido, se procura superar a mera racionalidade técnica como fundamento da formação docente, sem desprezar a importância do conhecimento científico como saber fundamental para professoras e professores de Ciências. Como na História do conhecimento científico nas diversas áreas de conhecimento, o resultado é a subversão de concepções e superação de reducionismos, como o indutivismo ingênuo, por exemplo, de forma que é necessário mais do que conhecimentos de conteúdos escolares para promover a aprendizagem em espaços formais e não formais de ensino e aprendizagem.

Os onze artigos são apresentados em uma ordem que mostra, primeiramente, os textos com foco em materiais e sequências didáticas, que são os capítulos 1 a 5. Nesse caso, possíveis práticas relacionadas à formação docente em Ciências são descritas pelos autores. Em seguida, os próximos seis capítulos mostram elementos ligados às concepções presentes na formação docente em Ciências, especialmente em dois aspectos distintos e complementares, que são a motivação e as questões curriculares

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Formação Docente Na Educação Em Ciências

Formação Docente Na Educação Em Ciências é resultado do trabalho de vários pesquisadores de universidades públicas de nosso país acerca do tema.

Esta coletânea de artigos é resultado do trabalho de vários pesquisadores de universidades públicas de nosso país acerca do tema da Formação Docente. O foco dos artigos está apoiado na formação inicial docente, em artigos com olhar direcionado para os processos formativos durante a formação inicial, ou em artigos cujo foco está no ensino básico, mas cuja pesquisa é vivenciada em continuidade à formação inicial docente, em programas de Pós-Graduação que possibilitam que professores já formados possam se aprofundar em questões de pesquisa típicas da área de Ensino.

Os onze artigos que compõem a coletânea agregam 21 pesquisadores das cinco regiões do país, o que mostra abrangência e diálogos sobre a formação docente. O título da coletânea expressa as reflexões apresentadas em seus aspectos epistemológicos e metodológicos. As concepções e práticas exploradas nos textos pelos autores procuram articular os conhecimentos elaborados na área de Ensino com outros saberes, próprios das Ciências da Natureza e da Filosofia.

Nesse sentido, se procura superar a mera racionalidade técnica como fundamento da formação docente, sem desprezar a importância do conhecimento científico como saber fundamental para professoras e professores de Ciências. Como na História do conhecimento científico nas diversas áreas de conhecimento, o resultado é a subversão de concepções e superação de reducionismos, como o indutivismo ingênuo, por exemplo, de forma que é necessário mais do que conhecimentos de conteúdos escolares para promover a aprendizagem em espaços formais e não formais de ensino e aprendizagem.

Os onze artigos são apresentados em uma ordem que mostra, primeiramente, os textos com foco em materiais e sequências didáticas, que são os capítulos 1 a 5. Nesse caso, possíveis práticas relacionadas à formação docente em Ciências são descritas pelos autores. Em seguida, os próximos seis capítulos mostram elementos ligados às concepções presentes na formação docente em Ciências, especialmente em dois aspectos distintos e complementares, que são a motivação e as questões curriculares

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog