
Quem sou eu? Como me coloco no mundo, diante de mim mesmo e dos outros? Sou o resultado de inúmeras experiências de vida, entre elas, a leitura. Sou aquilo que li.
Esse foi o pressuposto que regeu a criação dessas “autobiografias literárias” por parte dos alunos do Mestrado em Estética e Filosofia da Arte do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, que cursaram a disciplina que ministrei no segundo semestre de 2012 e no segundo semestre de 2013.
O desafio, para a criação dos textos por parte de meus alunos, era fazer um esforço para contar como se deu a formação intelectual de cada um deles, desde suas primeiras leituras. Como o leitor irá perceber, os textos produzidos são muito diferentes entre si, porém, igualmente saborosos e permeados pelo encantamento da descoberta do mundo dos livros.
Os resultados foram tão surpreendentes que motivaram a organização destes relatos na forma de uma coletânea que irá se inserir em suas biografias como uma das primeiras obras escritas e publicadas por eles. Certamente a primeira de muitas.
Autobiografia Literária tem por finalidade estimular o desejo de dar continuidade a esse percurso intelectual que se inicia com tanta delicadeza e criatividade. Importante ressaltar que este livro só foi possível graças ao empenho de Karen França e Aline Monteiro Homssi, que lutaram por sua publicação pela Editora da UFOP.
As reflexões que culminaram na criação destes textos foram realizadas a partir da leitura e da discussão de alguns textos importantes sobre o Autor, a Narrativa e a Autobiografia. Iniciamos a discussão com base na conferência com o tema O que é um autor? pronunciada por Foucault a convite da Societé Française de Philosophie, em 1969, e publicada em diversos países.











