Educação Das Relações Étnico-Raciais Em Suspensão

Educação Das Relações Étnico-Raciais Em Suspensão apresentao processo de implementação de uma das leis mais importantes do contexto republicano brasileiro.

O livro Educação Das Relações Étnico-Raciais Em Suspensão de Glênio Oliveira da Silva e Lázara Cristina da Silva apresenta ao leitor o processo de implementação de uma das leis mais importantes do contexto republicano brasileiro à medida que propicia ao país fazer mais do que a revisão da sua história oficial, mas, sobretudo, a sua reescrita da história e da cultura nacional, quando introduz como sujeito e colonizador o africano e o afro-brasileiro deste grande, complexo e emblemático Estado que é o Brasil.

Os autores analisam o processo de implementação e os impactos desta nova legislação nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia, bem como os avanços e os desdobramentos que foram sendo elaborados em conjunto com a comunidade local desta cidade do Triângulo Mineiro, especialmente na articulação com o movimento negro uberlandense, com as Comissões de Direitos Humanos e de Combate ao Racismo da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Uberlândia e principalmente pelo acúmulo e o protagonismo sério, coerente e responsável dado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da referida universidade para que este processo estivesse em curso.

Estes atores sociais, políticos e culturais, cada um a seu modo, construiu o aporte pedagógico necessário para que a citada lei fosse se enraizando mesmo com dificuldades, com os avanços e limitações, no seio da Universidade Federal de Uberlândia.

Consideramos este livro como um abrir de portas para a comunidade acadêmica, a comunidade negra local e mesmo a do Triângulo Mineiro, tê-lo como referência no sentido de sistematizar, analisar e avaliar os percursos históricos, políticos e culturais de suas ações rumo à construção de uma sociedade republicana, plural e que combata o racismo no interior de todas as instituições, entre as quais universidades públicas, como a Universidade Federal de Uberlândia.

O livro não é uma denúncia social do que não está sendo feito, mas é um apontar na direção do que e como está sendo realizada a implementação da lei 10.639-2003 na principal universidade pública do Triângulo Mineiro, uma das regiões mais ricas e complexas do Estado de Minas Gerais.

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O livro Educação Das Relações Étnico-Raciais Em Suspensão de Glênio Oliveira da Silva e Lázara Cristina da Silva apresenta ao leitor o processo de implementação de uma das leis mais importantes do contexto republicano brasileiro à medida que propicia ao país fazer mais do que a revisão da sua história oficial, mas, sobretudo, a sua reescrita da história e da cultura nacional, quando introduz como sujeito e colonizador o africano e o afro-brasileiro deste grande, complexo e emblemático Estado que é o Brasil.

Os autores analisam o processo de implementação e os impactos desta nova legislação nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia, bem como os avanços e os desdobramentos que foram sendo elaborados em conjunto com a comunidade local desta cidade do Triângulo Mineiro, especialmente na articulação com o movimento negro uberlandense, com as Comissões de Direitos Humanos e de Combate ao Racismo da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Uberlândia e principalmente pelo acúmulo e o protagonismo sério, coerente e responsável dado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da referida universidade para que este processo estivesse em curso.

Estes atores sociais, políticos e culturais, cada um a seu modo, construiu o aporte pedagógico necessário para que a citada lei fosse se enraizando mesmo com dificuldades, com os avanços e limitações, no seio da Universidade Federal de Uberlândia.

Consideramos este livro como um abrir de portas para a comunidade acadêmica, a comunidade negra local e mesmo a do Triângulo Mineiro, tê-lo como referência no sentido de sistematizar, analisar e avaliar os percursos históricos, políticos e culturais de suas ações rumo à construção de uma sociedade republicana, plural e que combata o racismo no interior de todas as instituições, entre as quais universidades públicas, como a Universidade Federal de Uberlândia.

O livro não é uma denúncia social do que não está sendo feito, mas é um apontar na direção do que e como está sendo realizada a implementação da lei 10.639-2003 na principal universidade pública do Triângulo Mineiro, uma das regiões mais ricas e complexas do Estado de Minas Gerais.

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