Gilson Pôrto Jr. & Outros (Orgs.) – Media Effects: Ensaios Sobre Teorias Da Comunicação E Do Jornalismo Vol. II: Efeitos Da Terceira Pessoa, Enquadramento E Teoria Do Cultivo
Este volume trata-se de um trabalho experimental, onde pesquisadores da pós-graduação, em diversos níveis, debruçam-se sobre questões teóricas à luz de teorias da Comunicação e do Jornalismo.
No segundo volume, destacam-se as pesquisas com foco no enquadramento, nos estudos culturais, na hipótese do efeito da terceira pessoa e a teoria do cultivo com aspectos ligados a ação racional.
De fato são exercícios de pesquisa aplicada as realidades do Tocantins e região norte, porém não se reduzem a apenas isso.
Trata-se de um esforço consciente, sistematizado, de realizar estudos e pesquisas, partindo da formação pós-graduada, com o intuito não apenas de fortalecer a formação, mas de amplificar o estudo de muitas teorias que aparecem apenas como notas de rodapé em diversos manuais de Teorias da Comunicação e do Jornalismo.
Decorrente de investigações de pesquisadores da área, o Vol. II: Efeitos Da Terceira Pessoa, Enquadramento E Teoria Do Cultivo preocupa-se em atender o olhar do outro e para o outro em suas diversas facetas (cultura/arte/educação/comunicação/jornalismo) discutindo o potencial da alteridade na compreensão desta diversidade.
Adentra em questões de formação social, política e econômico do sujeito que produz e que recebe a informação construída pelos meios de Comunicação e do Jornalismo.
Questiona e faz questionar a realidade multifacetada de um país em transformação e que, na usurpação de valores, passa a ocultar fatos determinantes para a valorização da identidade cultural brasileira.
Empreende-se assim, um olhar atendo para com a formação acadêmica e para o aprofundamento da práxis dos profissionais da Comunicação e do Jornalismo posto que é visível a abrangente gama investigativa a qual este profissional transita.
O trilhar desta obra nos distintos espaços e situações sociais (Comunidades indígenas; Condomínio de moradores; Polícia Militar; Construção de Usina); em produções artísticas (Circuito da Arte; Produção audiovisual; Charge); em discussões educacionais e, no uso de aplicativos tecnológicos; evidencia a amplitude de saberes vivenciados na região norte do Brasil.