
As Contribuições Do Anarquismo Cristão Para A Educação
- Ciências Sociais, Filosofia, Religião
- 54 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Gildemarks Costa E Silva - As Contribuições Do Anarquismo Cristão Para A Educação: Para Além Do Prometeísmo Social
O objetivo deste trabalho é destacar as contribuições do anarquismo cristão para a educação e, de modo especial, para a superação do problema do prometeísmo social no campo pedagógico.
Explora o pensamento do filósofo da tecnologia, sociólogo e teólogo Jacques Ellul, um dos expoentes do anarquismo cristão, com base em três elementos: a não violência como método de luta social, a concepção de natureza humana e, por fim, a questão da utopia.
A análise desses elementos permite caracterizar o anarquismo cristão como alternativa instigante para o enfoque das questões educacionais e, especialmente, para a superação do problema do prometeísmo social.
De modo geral, os textos de filosofia da educação e de história das ideias pedagógicas fazem pouca referência à presença do anarquismo na educação, mesmo que a questão educativa sempre tenha sido central nos projetos sociais e políticos dos anarquistas.
Embora não seja algo novo e, ao mesmo tempo, tenha se mostrado extremamente instigante e frutífero para propor experiências pedagógicas, o anarquismo, em suas diferentes formas e vertentes, é muito pouco explorado dentro da teoria da educação
Até mesmo entre autores considerados “críticos”, “progressistas” e “radicais” dentro da teoria educacional, o anarquismo é pouco mencionado, quando não é objeto de distorções em relação aos seus principais conceitos.
Aliás, não é temerário enfatizar, em conformidade com Suissa, que os textos acadêmicos e o senso comum, geralmente, abordam o anarquismo de forma simplificada e distorcida.
Em função desse contexto, ressaltamos a importância de analisar algumas dessas incompreensões, de forma a permitir ao anarquismo um olhar mais detido e cuidadoso dentro do campo educacional.
Nesse sentido, neste texto, objetivamos examinar as contribuições de uma determinada vertente do anarquismo, qual seja, a do anarquismo cristão para a educação.
Não desconhecemos o debate sobre a possibilidade de anarquismo cristão ser considerado (ou não) uma das vertentes do anarquismo. Além disso, temos ciência da dificuldade de definir o que é anarquismo.
Assim, quando nos referimos ao anarquismo cristão neste texto, estamos nos remetendo, fundamentalmente, à posição defendida por Ellul, mesmo ciente dos problemas que isso acarreta. Como nos adverte Ellul, “em um diálogo com pessoas diferentes, se queremos ser honestos, precisamos permanecer firmes em nossas posições, sem máscaras e dissimulações, sem abandonar o que pensamos”.
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.